Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Dinamarca afasta Camarões dos oitavos

Wayne Rooney arrependeu-se das palavras que proferiu no final da partida com a Argélia

Dylan Martinez/Reuters

Actualização permanente: principais notícias Lusa de hoje sobre o Mundial. Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010.

21h50 - Dinamarca afasta Camarões dos oitavos

A Dinamarca derrotou hoje os Camarões por 2-1, em jogo do Grupo E do Mundial de futebol de 2010, a decorrer na África do Sul, e permitiu à Holanda ser a primeira qualificada para os oitavos de final. 

Com seis pontos, graças a triunfos sobre a Dinamarca e ao Japão, a Holanda está antecipadamente na próxima fase, enquanto os Camarões, sem qualquer ponto, após derrotas com nipónicos e holandeses, já não podem seguir em frente. 

No Estádio Loftus Versfeld, em Tshwane, a equipa africana até foi a primeira marcar, graças a uma desatenção da defesa nórdica bem aproveitada por Samuel Eto'o, que fez o 1-0 aos 10 minutos. 

No entanto, Niklas Bendtner empatou antes do intervalo, aos 33, na conclusão de um lance rápido conduzido na direita por Dennis Rommedaahl. 

Na segunda parte, o mesmo Rommedahl resolveu a questão a favor da Dinamarca, aos 61 minutos, com um remate de pé esquerdo, que acabou com as esperanças dos africanos, que defrontam a apurada Holanda na última jornada. 

Dinamarqueses e japoneses decidem no terceiro encontro quem faz companhia à seleção 'laranja' na próxima fase. 

---------------------------------------------------------

20h - Wayne Rooney pede desculpa por críticas aos adeptos 

O avançado Wayne Rooney pediu hoje desculpa aos adeptos da seleção inglesa de futebol depois de ter criticado as vaias de que a equipa foi alvo após o nulo diante da Argélia, na segunda jornada do Mundial2010. 

Na sexta feira, o ponta de lança do Manchester United disse, de forma irónica, perante as câmaras de televisão e ainda no terreno de jogo, que era "bom ver os próprios adeptos a assobiarem". 

Rooney justificou hoje estas declarações com a frustração decorrente do segundo empate na competição: "Na última noite, refletindo, disse coisas no calor do momento que transpareceram a frustração pelo nosso desempenho e pelo resultado". 

"Sou um apaixonado pela equipa da Inglaterra como ninguém", garante o avançado, em comunicado. 

A Inglaterra tem agora de bater a Eslovénia, no último jogo do Grupo C, para conseguir o apuramento para os oitavos de final. 

"O que é mais importante agora é recuperar o otimismo e trabalhar para ganhar o jogo de quarta feira", prosseguiu Rooney, acrescentando que "para fazer isso, os jogadores vão precisar do apoio dos adeptos mais do que nunca".

--------------------------------------------------------------

17h06 - Nicolas Anelka expulso do estágio francês

O avançado Nicolas Anelka, que terá insultado o selecionador Raymond Domenech, foi excluído da seleção francesa de futebol, depois de recusar um pedido de desculpas público, anunciou hoje a Federação Francesa de Futebol (FFF).

"O comportamento tido por Nicolas Anelka perante o selecionador nacional, Raymond Domenech, é totalmente inaceitável para a FFF, para o futebol francês e todos os valores que defendemos", refere o organismo em comunicado, divulgado no seu sítio oficial na Internet.

Classificando de "grave" o incidente ocorrido no intervalo do jogo da seleção gaulesa diante do México, o presidente da FFF, Jean-Pierre Escalettes, pediu ao avançado do Chelsea, "na presença do capitão Patrice Evra, para apresentar as desculpas oficialmente à opinião pública francesa e se retratasse da sua atitude para com Raymond Domenech, o 'staff' e os 22 jogadores da equipa da França".

--------------------------------------------------------------------------

17h04 - Camarões-Dinamarca às 19h30

Camarões e Dinamarca fecham os jogos do dia de hoje às 19h30, numa partida que contará para a 2.ª jornada do Grupo E, que foi aberta hoje pela vitória da Holanda sobre o Japão (1-0).

---------------------------------------------------------------------------

16h53 - Gana e Austrália empatam (1-1)

O Gana empatou a um golo com a Austrália no segundo jogo da segunda jornada do Grupo D e assumiu a liderança, com quatro pontos, mais um dos que a Alemanha.

A Austrália ocupa a última posição, com um ponto, e precisa de uma conjugação de resultados muito improvável para seguir em frente -- vencer a Sérvia e esperar que o Gana bata a Alemanha.

A Austrália adiantou-se no marcador em mais um golo com responsabilidade para o guarda-redes, que defendeu para a frente um livre, com Brett Colman a aproveitar para recargar para a rede, aos 11.

O Gana reagiu e foi para a frente, tendo chegado ao empate por Asamoah Gyan, aos 25, na transformação de uma grande penalidade a punir mão de Harry Kewell, que foi expulso, deixando os australianos mais de uma hora reduzidos a dez unidades. 

A seleção africana dispôs de boas oportunidades para vencer, mas nunca mais conseguiu ultrapassar o guarda-redes.

-----------------------------------------------------------------------

16h -Técnico da Holanda destaca segunda vitória, homólogo japonês diz que nada mudou com a derrota 

O selecionador Bert Van Marwijk elogiou hoje a vitória da Holanda sobre o Japão por 1-0, na segunda jornada do grupo E do Mundial de Futebol na África do Sul, numa prova "com equipas muito equilibradas". 

"Num mundial em que há tanta igualdade entre as equipas, já estamos com duas vitórias. Não foi fácil. Só temos de ver o que aconteceu a outras grandes equipas como a Espanha, a França, a Alemanha e a Itália", disse no final do jogo que coloca a Holanda a um passo dos oitavos de final do torneio. 

Para Van Marwijk, a Holanda, com duas vitórias, "mantém as expetativas" de seguir em frente, num torneio "com equipas muito equilibras". 

"Vencemos um grande rival, de alto nível. Saímos para o jogo, desde o início, decididos a ganhar", assegurou, concluindo: "Aqui não se ganha com facilidade a nenhum adversário. É isso que tenho dito aos jogadores. A posse de bola não ganha jogos. É preciso algo mais. Veja-se o caso da Espanha. Dominou a Suiça, mas perdeu". 

Japão podia ter empatado, considera Takeshi Okada

Já o técnico japonês, Taheshi Okada, considerou que a derrota frente à Holanda não altera as perspetivas da equipa e as opções de qualificação para a fase seguinte da prova. 

"Ainda não é o momento de pensar no próximo encontro (Dinamarca-Japão), pois os jogadores ainda estão a assimilar esta derrota. Mas não há motivos para fazer grandes mudanças para a próxima jornada. Não acredito que o resultado de hoje modifique as nossas expetativas", disse. 

Taheshi Okada lembrou que o Japão enfrentou "uma grande equipa" e disse lamentar a derrota "pelos jogadores", considerando que o conjunto nipónico conseguiu travar o jogo do meio campo do adversário e que o golo holandês "surgiu de uma jogada fortuita". 

"Creio que na parte final do jogo fomos mais agressivos, tivemos mais posse de bola, ligámos melhor os setores e poderíamos ter empatado", concluiu.

-----------------------------------------------------------------

14h50 - Holanda com um pé nos oitavos 

A Holanda ficou a um passo do apuramento para os oitavos de final do Mundial2010 depois de bater o Japão, em jogo da segunda jornada do Grupo E, com um golo de Wesley Sjneider, aos 53 minutos. 

Com esta vitória a Holanda soma seis pontos, fruto das vitórias sobre Dinamarca e Japão. 

O apuramento até pode ficar garantido já hoje, caso se verifique um empate no jogo Dinamarca-Camarões, que se joga às 19:30. 

Num jogo quase sempre jogado num ritmo pausado, a Holanda dominou até chegar ao golo, num remate à entrada da área de Sjneider em que o guarda-redes Kawashima podia ter feito mais. 

O Japão reagiu, teve várias jogadas nos últimos metros do campo, mas raramente conseguiu rematar. 

------------------------------------------------------------------

13h - Primeiro ganhar, depois procurar mais golos, diz Raul Meireles

O internacional Raul Meireles quer marcar o máximo de golos possível à Coreia do Norte segunda feira no Mundial2010 de futebol, mas vincou a necessidade de assegurar primeiro a vitória.  

"Os golos nesta altura podem ser importantes, mas a nossa primeira ideia é vencer. É o nosso principal objetivo e trabalhamos para isso. Mas se conseguirmos fazer mais golos, será bom", vincou, referindo-se ao segundo desafio no Grupo G.  

Acima de tudo, o único futebolista luso a participar em todos os jogos oficiais no projeto Mundial2010 garante que o grupo está "convencido que vai fazer um bom jogo: "Sabemos da importância que tem para nós, tempos quase obrigatoriamente de o ganhar". 

"A Coreia do Norte vai jogar da mesma forma (fechada como contra o Brasil). Estivemos a ver um bocadinho do jogo, sabemos que é bastante forte defensivamente, com 10 jogadores atrás da linha da bola. Estamos preparados, vamos trabalhar para ultrapassar essa muralha e ganhar", acrescentou. 

Raul Meireles diz que Portugal deve entrar "com a mesma vontade e atitude" que o fez contra a Costa do Marfim (0-0), "tentar furar a muralha e fazer golos de forma a que consigamos entrar todos na defesa".  

"O que tem de mudar (em relação ao jogo com a Costa do Marfim)? Os golos, pois fizemos um jogo competente", frisou. 

------------------------------------------------------------

12h50 - Quatro ausentes do treino de Portugal

Os guarda redes Eduardo e Daniel Fernandes, o médio Deco e o avançado Simão estiveram hoje ausentes do último treino da seleção portuguesa de futebol em Magaliesburgo, antes da partida para a Cidade do Cabo. 

O caso mais preocupante é o de Deco, que apresenta queixas dolorosas na anca esquerda, após um movimento de torção no treino de sexta feira, tendo ficado no ginásio a fazer terapêutica adequada e fisioterapia. 

Contudo, não se sabe se esta lesão poderá impedir o médio de dar o seu contributo à "equipa das quinas" na segunda feira, frente à Coreia do Norte, na Cidade do Cabo, em jogo da segunda jornada do Grupo G do Mundial2010 de futebol. 

De acordo com a assessoria de imprensa da seleção, também Simão ficou no ginásio a fazer treino específico, enquadrado num programa pré-estabelecido.

Eduardo e Daniel Fernandes, assim como três outros elementos da comitiva, tiveram alterações gastrointestinais. 

Eusébio presente

Em relação ao treino, apenas foi possível ver os exercícios de aquecimento, numa sessão que voltou a ter a presença de Eusébio. 

O "pantera negra" poderá servir de inspiração para os "navegadores", que defrontam a Coreia do Norte, seleção contra quem Eusébio marcou quatro golos no Mundial de 1966. 

A seleção portuguesa parte às 20:30 para a Cidade do Cabo, onde na segunda feira defronta a Coreia do Norte, às 13:30 locais (menos uma em Lisboa).

No domingo, a "equipa das quinas" treina no Estádio Green Point, às 12:45, estando a conferência de imprensa do selecionador português, Carlos Queiroz, e de um jogador prevista para as 14:00. 

Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo G, a par com a Costa do Marfim, e com menos dois pontos do que o Brasil, que derrotou a Coreia do Norte na primeira jornada. 

---------------------------------------------------------

11h39 - FIFA mantém amarelo a Ronaldo

A FIFA negou hoje provimento ao recurso da Federação Portuguesa de Futebol que solicitou a despenalização do cartão amarelo exibido a Cristiano Ronaldo frente à Costa do Marfim (0-0), na estreia lusa no Mundial2010 de futebol.

"Fomos informados hoje. Eles poderiam ter alterado se tivesse havido erro de facto, mas se houve foi erro de direito", revelou o assessor Onofre Costa.

O recurso da FPF tinha por base "uma disparidade na amostragem dos cartões, uma vez que o jogador africano, que rasteirou e agrediu o jogador português, foi advertido com cartão amarelo e o jogador português, que apenas tentou afastar-se da situação, foi igualmente admoestado".

-----------------------------------------------------------------

11h20 - Holanda e Japão "vislumbram" oitavos de final 

Holanda e Japão, as duas equipas vitoriosas na primeira jornada do grupo E do Mundial de futebol, vão medir forças hoje na abertura da segunda jornada, às 12h30, podendo a equipa vitoriosa apurar-se para os oitavos de final. 

Caso algum dos conjuntos consiga superiorizar-se ao outro e se registe uma igualdade no outro jogo, entre Dinamarca e Camarões, às 19h30, o vitorioso ficará automaticamente apurado para a fase seguinte, na que constituirá a primeira equipa apurada para os oitavos de final. 

Além dos embates do grupo E, realce para o encontro Gana-Austrália, às 15h, que vai fechar a segunda jornada do grupo D. 

-------------------------------------------------------------

10h - Portugal treina em Magaliesburgo e viaja para a Cidade do Cabo

Portugal viaja hoje para a Cidade do Cabo, onde na segunda feira defronta a Coreia do Norte, na segunda jornada do Grupo G do Mundial2010 de futebol, tendo ainda um treino previsto para Magaliesburgo.  

 

A "equipa das quinas" tem prevista uma última sessão para a Bekker School, às 11:00, que será aberta apenas 15 minutos para a comunicação social, após a qual um jogador fará a antevisão do encontro com a Coreia do Norte.  

 

A seleção portuguesa parte para a Cidade do Cabo às 20:30.  

 

No domingo, a "equipa das quinas" treina no Estádio Green Point, às 12:45, estando a conferência de imprensa do selecionador português, Carlos Queiroz, e de um jogador prevista para as 14:00.  

 

Na segunda feira, Portugal defronta a Coreia do Norte, às 13:30 locais (menos uma em Lisboa), na Cidade do Cabo.  

 

Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo G, a par com a Costa do Marfim, e com menos dois pontos do que o Brasil, que derrotou a Coreia do Norte na primeira jornada.  

 

     

*** Estes textos foram escritos ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***