Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Coreia do Norte quer vingar 1966

Luís Fabiano foi a estrela brasileira frente à Costa do Marfim

Ronal Wittek/EPA

Actualização permanente: principais notícias Lusa de hoje sobre o Mundial. Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010.

21h36 - Brasil vence Costa do Marfim e qualifica-se para os oitavos

O Brasil qualificou-se para os oitavos de final do Mundial de futebol de 2010, ao derrotar a Costa do Marfim, por 3-1, em jogo da segunda jornada do Grupo G, disputado em Joanesburgo. 

 

Depois da Holanda, qualificada na véspera, o "escrete" também antecipou o apuramento, mas perdeu Kaká para o jogo da última jornada do grupo, com Portugal, uma vez que o médio foi injustamente expulso por acumulação de amarelos. 

 

Luís Fabiano, com um 'bis' (25 e 51 minutos), e Elano (62) resolveram o jogo a favor do Brasil no Estádio Soccer City, enquanto Didier Drogba (79) ainda reduziu para os marfinenses, que no primeiro jogo empataram com

Portugal (0-0). 

 

A seleção de Dunga, que começou por bater a Coreia do Norte (2-1), jogou os últimos minutos sem Kaká, expulso aos 88 devido a um segundo cartão amarelo forçado pela ação de um adversário, que provocou o choque, simulando uma lesão.

Com seis pontos, o Brasil aguarda agora por companhia a caminho dos 'oitavos', mantendo-se tudo em aberto na luta pelo segundo posto. 

 

A segunda jornada completa-se na segunda feira, com o Portugal-Coreia do Norte, que se disputa no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, às 13:30 (12:30 em Lisboa).  

----------------------------------------------------------------------

20h20 - Coreia do Norte quer compensar compatriotas pela derrota com Portugal em 1966 

A seleção de futebol da Coreia do Norte está determinada a vingar a deceção do Mundial1966 de futebol quando perdeu 5-3 com Portugal depois de estar a vencer por 3-0.

"Eu próprio bem me lembro dessa deceção. Por isso eu e os meus jogadores tudo faremos para tentar compensar os nossos compatriotas dessa deceção", disse Kim Jong Hun, na antevisão ao desafio de segunda feira, na Cidade do Cabo. 

O técnico recorda o desafio: "Os nossos jogadores para este mundial já viram esse jogo em vídeo, já ouviram falar muito dessa partida histórica. Em 1996, em Inglaterra, estavam a vencer 3-0, claramente em situação de vantagem e vieram a perder 5-3. Poderiam ter progredido para as meias finais. Na altura ficamos todos muito desapontados". 

"Não conheco o treinador português muito bem" 

Quando questionado sobre os conhecimentos que tem sobre a atual equipa de Portugal, Kim Jong Hun infletiu a conversa para o selecionador Carlos Queiroz.  

"Não, não conheço o treinador português muito bem. Já acompanhei declarações dele na televisão, mas nunca o encontrei. Não o conheço pessoalmente", esclareceu, sem responder ao que lhe foi perguntado. 

A acreditar no técnico, Cristiano Ronaldo, o melhor futebolista mundial em 2008, não vai ter marcação individual: "É um futebolista de renome, mas não vamos focar-nos muito num jogador. Não vou fazer uma defesa homem a homem e não me vou concentrar num único jogador ou esquema tático". 

No entanto, na continuação da resposta, entrou imediatamente em contradição quando disse que "uma defesa homem a homem talvez seja necessário e, se assim, o Cristiano Ronaldo será marcado". 

"Vai tudo depender da situação e vamos ter em conta como o jogo vai evoluir", acrescentou. 

------------------------------------------------------------------

20h15 - Seleção com fumos negros em homenagem a Saramago

------------------------------------------------------------------

19h10 - Madaíl recusa comentar crítica de Laurentino Dias 

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, recusou hoje comentar as críticas do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, que pediu "mais futebol e menos conversa" à seleção portuguesa. 

"Não quero comentar, para não ser desagradável", disse Madail, à margem de uma cerimónia em que a comitiva portuguesa colocou um ramo de flores na estátua de Bartolomeu Dias, na Cidade do Cabo, onde a "equipa das quinas" defronta segunda feira a Coreia do Norte. 

Após o nulo de Portugal com a Costa do Marfim, na estreia no Mundial2010 e as críticas de Deco ao selecionador português, Carlos Queiroz, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto deixou algumas críticas à equipa. 

"O importante é o futebol e que se concentrem em jogar bem e ganhar. É para isso que eles lá estão, não para fazer declarações. Tem de haver mais futebol e menos conversa", disse Laurentino Dias. 

--------------------------------------------------------------------

19h05 - Drogba titular frente ao Brasil

Está confirmado: Drogba está no onze titular da Costa do Marfim que jogará frente ao Brasil hoje, às 19h30. No entanto, Gervinho, que foi um dos melhores em campo frente a Portugal, não será titular. Do lado brasileiro, Gilberto Silva também será titular, apesar de a imprensa brasileira ter levantado dúvidas quanto à sua condição física.

------------------------------------------------------------------

18h55 -"O comportamento dos jogadores é inadmissível", diz presidente da Federação Francesa

O presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Jean-Pierre Escalettes, criticou hoje o comportamento "inadmissível" dos jogadores, que se recusaram a treinar em protesto pela exclusão de Nicolas Anelka. 

 

"A delegação francesa e o seu presidente Jean-Pierre Escalettes receberam com consternação a notícia da recusa dos jogadores da seleção francesa de participarem no treino de hoje", explicou em comunicado a FFF. 

 

Jean-Pierre Escalettes, que estava presente no treino, criticou o "movimento inaceitável" criado pelos internacionais franceses em resposta à expulsão de Anelka, que segundo estes é "injusta". 

 

"Contrariamente às afirmações dos jogadores, esta sanção foi tomada depois de uma longa conversa em que estava presente o capitão Patrice Evra", esclareceram os representantes da delegação francesa 

 

A FFF, "pela voz do seu presidente, apresenta um pedido de desculpas pelo comportamento inadmissível dos jogadores que representam o nosso país".



Conselho federativo vai analisar a situação

 

Um conselho federativo será "convocado imediatamente" para analisar todas as consequências da situação da crise criada pela "greve" dos jogadores, presenciada pelos adeptos que assistiam ao treino, aberto ao público.  

 

Os jogadores da seleção francesa recusaram-se hoje a treinar como forma de protesto pela exclusão de Nicolas Anelka, facto que levou à demissão de Jean-Louis Valentin, diretor desportivo da França. 

 

Os internacionais, que acusam a Federação de não ter protegido "em nenhum momento" a sua seleção, abandonaram o treino, marcado por uma discussão entre Evra e o preparador físico Robert Duverne, para demonstrar a nossa oposição face à atitude adotada pelas altas instâncias do futebol francês.

 

Este é mais um episódio do clima tenso vivido pela seleção da França, que está à beira da eliminação na primeira fase no Mundial e que teve como

momento alto a exclusão de Nicolas Anelka do grupo de trabalho, depois de este ter insultado o selecionador Domenech no intervalo do jogo com o México. 

--------------------------------------------------------------------

17h55 - Coreia do Norte treina com um jogador a mais 

A seleção de futebol da Coreia do Norte apresentou-se hoje com 24 futebolistas no último treino antes de defrontar Portugal no Mundial2010, quando apenas 23 são inscritosna FIFA. 

O selecionador Kim Jong Hun abriu o apronto 15 minutos para a comunicação social, período aproveitado pelas dezenas de jornalistas para contar e recontar os atletas, ficando surpresos com o atleta excedente. 

Sexta feira foi noticiada a alegada deserção de quatro futebolistas, situação hoje novamente desmentida pelos responsáveis norte coreanos. 

Os 24 atletas no relvado do Green Point realizaram o aquecimento a um metro dos Media internacionais, a maior parte dos futebolistas envergando o equipamento oficial de jogo. 

A sessão ficou ainda marcada pela deteção de dois asiáticos sem acreditação que estavam na bancada a filmar o treino: foram convidados a abandonar o recinto, acompanhados por um elemento da FIFA. 

A Coreia do Norte é a adversária de Portugal segunda feira às 13:30 (12:30 em Portugal) no segundo jogo do Grupo G do Mundial2010. 

-----------------------------------------------------

17h10 - Nova Zelândia empata Itália 

A Itália e a Nova Zelândia empataram hoje a um golo, em jogo da segunda jornada do Grupo F do Mundial da África do Sul. 

A Nova Zelândia obteve o seu melhor resultado em mundiais de futebol, ao travar a campeã do mundo Itália, num jogo que começou praticamente com o golo da seleção da Oceânia.  

Smeltz emendou, aos sete minutos, para a rede uma cabeçada de um companheiro, num lance em que pareceu beneficiar de posição de fora de jogo. 

A Itália chegou ao empate aos 29 minutos, com Iaquinta a converter uma grande penalidade duvidosa cometida sobre Rossi. 

A Itália atacou muito, teve boas oportunidades para vencer, mas não conseguiu voltar a fazer golos e entra na última jornada com dois empates, a ter de fazer melhor frente à Eslováquia do que a Nova Zelândia frente ao Paraguai.  

---------------------------------------------------------

14h46 - Queiroz avisa contra o "diabo" e falsos "parentes pobres" 

Carlos Queiroz avisou hoje para os falsos "parentes pobres" no Mundial2010 de futebol, lembrando que numa competição desta dimensão o "diabo" está sempre pronto para trair os mais fortes.  

"Temos todo o respeito pela Coreia do Norte. Como todos podem ver e sentir, todos os parentes pobres na competição são-no só no papel, pois dentro de campo num Campeonato do Mundo, o diabo está sempre atrás da porta, em qualquer jogo e momento", alertou. 

O selecionador quer a sua equipa a jogar ao ataque segunda feira na Cidade do Cabo, mas adverte que o vai fazer com sentido de responsabilidade, pois não quer ser surpreendido. 

"Não há facilidades"

"Quantas vezes uma equipa ataca, ataca, ataca e é surpreendida no contra-ataque? É uma penalização desportiva e psicológica, pois provoca danos mentais a qualquer equipa", frisou. 

Numa análise ao que foi jogado até agora no Mundial, Queiroz fala de estratégias com grande pendor defensivo, com todos os jogadores a correr atrás da bola quando esta é perdida: "Ninguém está a dar nada a ninguém".

"Não há facilidades para ninguém. Ainda não chegou a hora dos jogos mais abertos, em que as equipas têm de arriscar tudo sem muitas precauções. Até agora nenhum treinador deu vida fácil a ninguém", reforçou.  

Portugal quer "jogar um bom futebol, fazer golos e ganhar" e Queiroz recordou que a equipa deve fazê-lo na ordem adequada, não procurando saltar etapas que podem ser prejudiciais à sua estratégia. 

"No final fazem-se as contas. Não podemos fazer um jogo contra a Coreia do Norte com a obsessão ou desorientação e negligencia emocional que temos de correr para os golos de fantasia enquanto não acontecer o primeiro", concluiu. 

Jogo de "tudo ou nada"

Carlos Queiroz assumiu que o desafio de segunda feira contra a Coreia do Norte é de "tudo ou nada" para as aspirações portuguesas no Mundial2010 de futebol.

"Diria mesmo que é um jogo de tudo ou nada. Os jogadores sabem e têm consciência disso. Há o sentido de responsabilidade de saber que este jogo com a Coreia do Norte é decisivo para a contabilidade no nosso grupo. Vamos encarar este desafio com toda a determinação, toda a ambição na procura do único resultado que nos interessa, que é ganhar", vincou.  

Itália, França e Inglaterra são algumas das grandes equipas do mundo que ainda não conseguiram vencer no Green Point da Cidade do Cabo, mas a confiança de Carlos Queiroz é reforçada pelo passado histórico dos lusos nesta parte do planeta e que fez questão de recordar. 

"Habituados a adamastores e dobrar os cabos"

"Aqui, na zona do Cabo, temos uma história de sucesso. A maior da vida dos portugueses no nosso passado aconteceu nesta região. Estamos habituados a enfrentar adamastores e dobrar os cabos. Tenho esperança que vamos fazer um grande jogo, ganhar e somar os três pontos", frisou. 

O selecionador assume que este "jogo importantíssimo, decisivo para as nossas aspirações" só pode permitir "um resultado em cima da mesa, que é ganhar". 

Cumprida a primeira jornada, o Brasil lidera do Grupo G com três pontos, Portugal e Costa do Marfim têm um após o empate 0-0 em Port Elizabeth e a Coreia do Norte ainda não pontuou, face ao desaire 2-1 com os "canarinhos".

---------------------------------------------------------------------------

14h30 - Paraguai vence Eslováquia e está a um empate do apuramento

O Paraguai bateu hoje a Eslováquia por 2-0, golos de Vera e Riveros, em jogo da segunda jornada do Grupo F do Mundial de futebol, que se disputa na África do Sul. 

Com esta vitória, o Paraguai assumiu a liderança do Grupo F e fica a um ponto de garantir o apuramento para os oitavos de final. 

A Eslováquia, por seu lado, com um ponto em dois jogos, tem uma missão quase impossível na última jornada, em que terá de bater a Itália para poder sonhar com a qualificação. 

A vitória do Paraguai foi justíssima, tal o domínio dos sul-americanos. O primeiro golo foi apontado por Vera, aos 27 minutos, concluindo com uma bonita trivela uma jogada de Lucas Barrios. 

Aos 86 minutos, num belo remate à entrada da área, Riveros fechou o marcador. 

------------------------------------------------------------------------

 

14h20 - Ronaldo espera marcar amanhã

Cristiano Ronaldo garantiu que Portugal vai dar "uma grande resposta" frente à Coreia do Norte e diz que espera marcar um golo, apesar de não se sentir pressionado, nem frustrado, por não marcar há 16 meses.

------------------------------------------------------------------------

13h40 - Assessor de Deco diz que jogador está fora do jogo frente à Coreia do Norte 

A assessoria de imprensa de Deco afirma que o médio internacional português vai estar ausente do segundo jogo da seleção portuguesa de futebol frente à Coreia do Norte, no Grupo G do Mundial2010.

"Deco está fora do jogo contra a Coreia do Norte. O meio campo Deco está vetado pelo departamento médico de Portugal para a segunda partida da Copa da África", afirmou Acaz Fellegger, em comunicado. 

O médio esteve ausente do último treino da seleção portuguesa de futebol antes do encontro com os coreanos.  

Segundo o mesmo comunicado, "Deco sentiu a parte posterior da coxa direita no treino de sexta feira em Magaliesburg".  

"Fez tratamento na própria sexta e no sábado, mas não houve melhora. Ele está com a delegação em Cidade do Cabo e tem esperança de jogar contra o Brasil na próxima sexta, dia 25, em Durban", conclui. 

--------------------------------------------------------------------

13h - Deco ausente no último treino antes da Coreia do Norte 

O médio Deco esteve hoje ausente do último treino da seleção portuguesa de futebol antes do encontro com a Coreia do Norte, da segunda jornada do Grupo G do Mundial2010.

Já no Estádio Green Bay, na Cidade do Cabo, o médio, que no sábado apresentava queixas dolorosas na anca esquerda, depois de um torção no treino de sexta feira. 

Além de Deco, também Simão, que fez gestão de esforço, Daniel Fernandes e Eduardo, com alterações gastrointestinais, falharam o treino de sábado, mas hoje já treinaram sem aparentes limitações. 

O treino começou com uma curta palestra do selecionador português, Carlos Queiroz, seguindo-se alguns exercícios de aquecimento. 

Durante os 15 minutos abertos à comunicação social, o selecionador luso não mostrou a tática que vai apresentar frente aos norte-coreanos. 

Carlos Queiroz e o capitão Cristiano Ronaldo farão, às 14:00, a habitual conferência de imprensa de antevisão do encontro com a Coreia do Norte.

Portugal defronta na segunda feira a Coreia do Norte, às 12:30, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, em encontro da segunda jornada do Grupo G do Mundial2010 de futebol. 

---------------------------------------------------------------------

10h50 - Brasil espreita apuramento um dia antes de Portugal jogar 

Um dia depois da Holanda, o Brasil pode tornar-se hoje a segunda equipa apurada para os oitavos de final do Mundial de futebol de 2010, na África do Sul, caso vença a Costa do Marfim, na segunda jornada do Grupo G. 

Em Joanesburgo, no jogo grande do décimo dia do Mundial2010, marcado para as 19:30 (hora de Lisboa), a seleção 'canarinha' pode capitalizar o seu primeiro triunfo, sobre a Coriea do Norte (2-1), e o nulo registado no Portugal-Costa do Marfim. 

Em véspera de defrontar a Coreia do Norte, a seleção de Portugal vai estar muito atenta a este encontro. 

O dia oferece ainda os jogos entre Eslováquia e Paraguai (12:30 de Lisboa) e entre Itália e Nova Zelândia, num grupo F em que está tudo em aberto, com todas as equipas com um ponto após empates na estreia. 

----------------------------------------------------------------------

9h55 - Portugal prepara Coreia do Norte na Cidade do Cabo

 

A seleção portuguesa de futebol faz hoje a adaptação ao estádio Green Point, na Cidade do Cabo, onde na segunda feira defronta a Coreia do Norte no segundo jogo do Grupo G do Mundial2010 de futebol.  

Depois do empate 0-0 com a Costa do Marfim, em Port Elizabeth, os pupilos de Carlos Queiroz têm uma nova "final" que estão obrigados a vencer, se desejam manter intactas as esperanças de apuramento para os oitavos de final.

Para preparar o desafio com a Coreia do Norte, que na estreia perdeu com o pentacampeão Brasil por tangencial 2-1, a seleção lusa treina às 12:30, hora e meia antes de Carlos Queiroz e um futebolista falarem em conferência de imprensa.  

Deco não treinou sábado devido a um problema na anca esquerda que lhe provoca dores, enquanto Simão se limitou a fazer gestão de esforço, no ginásio.

Os guarda-redes Eduardo e Daniel Fernandes sofrem de alterações gastrointestinais -- tal como outros três elementos da comitiva dos "navegadores" - e não é certo que regressem aos treinos.   

Portugal e Coreia do Norte defrontam-se na segunda feira às 13:30 (12:30 em Lisboa). 

 

*** Estes textos foram escritos ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***