Siga-nos

Perfil

Expresso

Regata Transat 6.5

Francisco Lobato já está em Salvador

Depois de muitas dificuldades no mar, estimativas feitas em terra apontam para que a classificação obtida seja suficiente para manter a liderança do "ranking" mundial.

Ricardo Capela e Miguel Conde Coutinho, em Salvador da Bahia

Francisco Lobato já terminou a Transat. O "skipper" foi oitavo na segunda etapa, chegando por volta das 5h30 da manhã, hora portuguesa, mais quatro horas do que em Salvador. A classificação final na prova é ainda uma incógnita, uma vez que neste momento faltam chegar ainda muitos concorrentes.

A ligação entre a Madeira e Salvador trouxe vários problemas ao "skipper" português, que apenas muito a custo evitou uma escala em Cabo Verde, após avarias nos dois lemes. Cansado mas muito satisfeito, Francisco Lobato foi surpreendido pela presença do pai e das irmãs Marta e Mariana: "é óptimo estarem cá todos", disse ao Expresso, logo após o desembarque.

De acordo com algumas estimativas que foram sendo feitas durante a regata, esta classificação deverá ser suficiente para que Francisco Lobato assegure a manutenção do "ranking" mundial da Classe Serie.

Caipirinha, fruta e abraços

À chegada, além da família, alguns "skippers" esperavam o jovem português, que cumpriu o 23º aniversário em plena travessia do Atlântico. Como é tradição, Francisco foi recebido por uma "baiana" e presenteado com uma bandeja de fruta e... uma caipirinha.

Em seguida, e após responder a algumas perguntas do Expresso, foi tempo de distribuir abraços por todos os que ficaram à sua espera pela noite dentro. Agora é tempo de descanso, mas o português deixa já um aviso: "quero voltar e fazer melhor."