Siga-nos

Perfil

Expresso

Euro-2008

Figo e Fernando Couto elevados a embaixadores

Depois de Eusébio, os ainda activos jogadores do Inter e do Parma também foram promovidos à condição de figuras emblemáticas da equipa portuguesa.

A selecção nacional de futebol vai dignificar o nome do país no Euro 2008, assegurou hoje, em Viseu, Luís Figo, novo embaixador da equipa.

Com 127 internacionalizações - é o jogador mais vezes utilizado na selecção portuguesa -, o ainda futebolista do Inter assumiu que estará presente no primeiro jogo de Portugal, a 7 de Junho, com a Turquia, em Genebra, e considerou que em futebol não se pode nunca antecipar o futuro de forma muito segura.

"Estes jogadores vão dignificar o nome do país. Isso é mais importante. Nunca podemos prometer resultados, pois são imprevisíveis. Mas, com certeza, irá correr tudo bem", assegurou.

Figo mostrou-se honrado com a atribuição do título de embaixador da selecção e reconheceu o papel que Eusébio, já anteriormente distinguido com idêntica condição, tem oferecido à equipa das 'quinas'.

"É um reconhecimento grande por parte da Federação, depois do meu passado ao serviço da selecção e do país. Neste momento, o meu papel serve para continuar a apoiar de outra forma a selecção", reconheceu.

Também Fernando Couto (110 internacionalizações e o primeiro a ultrapassar a barreira da centena), nomeado igualmente embaixador, admitiu acreditar num "grande Europeu" para Portugal, já que o grupo é "fantástico" e liderado por um "excelente seleccionador".

"É um grupo jovem, mas equilibrado. Estes jogadores estão habituados à pressão e a tanto entusiasmo, mas sabem responder bem a tudo isso. Tenho falado com alguns deles e sei da ansiedade que já sentem. Portugal pode fazer um grande Europeu", concluiu Couto, ainda no activo, ao serviço do Parma.

Sobre a atribuição do título de embaixador, Fernando Couto mostrou-se honrado e salientou que esta é também um a homenagem a muitos outros atletas que serviram Portugal.