Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

Vulcão: Nuvem de cinzas abrange norte e centro do país

O Instituto de Meteorologia informa que a evolução da nuvem de cinzas é "muito lenta". Ao todo já foram cancelados 308 voos. Clique para visitar o dossiê Vulcão Pára Aviões

A nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia abrange hoje à tarde o norte e centro do continente português e a sua evolução é "muito lenta", dirigindo-se para sudeste, informou hoje o Instituto de Meteorologia.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ VULCÃO PÁRA AVIÕES

"A nuvem de cinzas do vulcão da Islândia está a evoluir muito lentamente, abrangendo o território do norte e centro do continente português", disse à agência Lusa fonte oficial do Instituto de Meteorologia nacional.

A mesma fonte disse também que nas próximas 24 horas a nuvem de cinzas terá uma evolução pouco acentuada e estará "praticamente estacionária".

Entretanto, as cinzas da nuvem vulcânica levaram ao cancelamento de 308 voos nos aeroportos portugueses, dos quais 153 no Porto, anunciou hoje a ANA.

Num comunicado, a ANA Aeroportos de Portugal refere que no aeroporto de Lisboa foram cancelados 88 voos, sendo que 43 se referem a partidas e 45 a chegadas.

A situação em Faro está normal, não se registando qualquer cancelamento. Nos Açores foram cancelados 28 voos e na Madeira, onde a gestão aeroportuária é da responsabilidade da ANAM, foram anuladas 15 ligações.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.