Siga-nos

Perfil

Expresso

Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente

Líbia: aeroporto de Bani Walid sob controlo do CNT

As forças do novo regime líbio assumiram hoje o controlo do aeroporto de Bani Walid, um dos bastiões de Kadhafi.Clique para visitar o dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente

As forças do novo regime líbio assumiram o controlo do aeroporto de Bani Walid, um dos bastiões do antigo dirigente Muammar Kadhafi, 170 quilómetros a sudeste de Tripoli, indicou um comandante local citado pela France Presse.

Clique para aceder ao índice do Dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente "As nossas forças assumiram o controlo do aeroporto de Bani Walid", situado a sudoeste da cidade, disse o comandante Moussa Younès, chefe na região das forças do Conselho Nacional de Transição (CNT). De acordo com a mesma fonte, registaram-se hoje violentos combates entre as forças do CNT e apoiantes de Kadhafi a um quilómetro do centro da cidade.

Avanços em Sirte

As forças do CNT, rebeldes que afastaram do poder Kadhafi, tentam desde há um mês avançar para Bani Walid, mas têm encontrado forte resistência por parte dos combatentes pró-Kadhafi. Em Sirte, o principal bastião das forças leais ao antigo ditador, os combatentes do novo poder também disseram hoje ter feito progressos e controlam agora a universidade e um centro de congressos, a sul da cidade. Segundo um jornalista da France Presse no local, as forças pró-Kadhafi continuam no entanto a dominar o centro da cidade.