Siga-nos

Perfil

Expresso

Nova crise em Gaza

ONU aprova inquérito internacional a ataque israelita

A resolução aprovada pelo Conselho Direitos Humanos também "condena veementemente o ataque" e apela a "Israel para que levante imediatamente o bloqueio a Gaza". Clique para aceder ao índice do dossiê Nova crise em Gaza

O Conselho dos Direitos Humanos da ONU adotou hoje uma resolução aprovando a criação de uma "missão de inquérito internacional" sobre a intervenção militar israelita contra uma frota pró-palestiniana para Gaza.

Clique para aceder ao índice do dossiê Nova crise em Gaza

A resolução, que prevê o envio de uma "missão internacional para inquirir sobre violações das leis internacionais" no assalto, que causou nove mortos, foi aprovada por 32 dos 47 membros do Conselho.

EUA vota contra

Três países votaram contra (Estados Unidos, Holanda e Itália) e nove abstiveram-se (França, Reino Unido, Bélgica, Burkina Faso, Coreia do Sul, Eslováquia, Hungria, Japão e Ucrânia).

A resolução também "condena veementemente o ataque" e apela a "Israel para que levante imediatamente o bloqueio a Gaza".

A sessão extraordinária do Conselho sobre o ataque israelita foi convocada terça feira por iniciativa do representante palestiniano, do Sudão, do Paquistão em nome da Liga Árabe e da Organização da Conferência Islâmica.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.