Siga-nos

Perfil

Expresso

Nova crise em Gaza

Mais dois navios a caminho de Gaza

Será desta que os activistas pró-palestinianos conseguirão furar o bloqueio israelita de Gaza?

Oliver Weiken/EPA

Já vão a caminho de Gaza mais dois navios para desafiar o bloqueio imposto por Israel. Quem o garante é a líder do Movimento Libertem Gaza. No final da semana deverão chegar à região. Clique para aceder ao índice do dossiê Nova crise em Gaza

A líder de uma organização pró-palestiniana garantiu hoje que já enviaram mais dois navios para desafiar o bloqueio israelita a Gaza, no dia em que o Conselho de Segurança da ONU exigiu uma investigação à intervenção militar que esta segunda-feira matou pelo menos dez pessoas.

Clique para aceder ao índice do dossiê Nova crise em Gaza

Greta Berlin, do Movimento Libertem Gaza, disse que um cargueiro já zarpou de Itália rumo a Gaza e que um segundo navio com 36 passageiros a bordo deverá juntar-se-lhe. Berlin disse ainda que estes navios deverão chegar ao destino no final da semana.

"Esta iniciativa não vai parar", disse à agência norte-americana Associated Press a partir da sede da organização em Chipre.

"Penso que o bom senso há-de imperar em Israel. Têm de colocar um ponto final no bloqueio a Gaza, e na nossa perspectiva, a melhor forma de o conseguirmos é continuar a enviar navios", rematou.