Siga-nos

Perfil

Expresso

Nova crise em Gaza

Irão vai enviar navio de ajuda humanitária para Gaza

O Irão prepara-se para enviar dois navios com ajuda humanitária e uma equipa médica para Gaza. Mais de 100 mil voluntários querem ir para a Faixa de Gaza ajudar. Clique para aceder ao índice do dossiê Nova crise em Gaza

João Oliveira (www.expresso.pt)

O Irão vai enviar nos próximos dias quatro toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, avança a agência noticiosa iraniana IRNA. Esta ajuda inclui mantimentos, roupa e medicamentos, num navio que vai sair do porto de Khorramshahr, no Cuzistão.

Clique para aceder ao índice do dossiê Nova crise em Gaza

O Irão já tinha anunciado que ia enviar uma primeira remessa de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza num navio iraniano chamado "Comboio para Gaza".

O segundo carregamento vai ser enviado do norte do país, através da fronteira com a Turquia, e depois segue caminho para Gaza através de Istambul.

Ajuda humanitária, equipa médica e milhares de voluntários para Gaza

De acordo com Mahmoud Mozafar, dirigente da Sociedade do Crescente Vermelho do Irão (IRCS), o primeiro navio transporta ajuda humanitária, enquanto o segundo leva uma equipa médica para aquela zona.

Mais de 100 mil iranianos voluntariaram-se para irem trabalhar para Gaza. O IRCS aguarda a autorização do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão.