Siga-nos

Perfil

Expresso

Face Oculta

Escutas de Aveiro já chegaram a Lisboa

Juiz-presidente da Comarca do Baixo Vouga confirmou ao Expresso que todas as escutas pedidas pela comissão de inquérito ao negócio PT/TVI chegaram ao Parlamento, em Lisboa, esta quinta-feira. Ao todo são 173 resumos de intercepções telefónicas.

Micael Pereira (www.expresso.pt)

Extraídas do processo Face Oculta, que tem como principal arguido um sucateiro de Ovar, as escutas enviadas para os deputados da comissão parlamentar de inquérito que investiga o eventual envolvimento do primeiro-ministro no negócio PT/TVI são intercepções aos telemóveis de Armando Vara, ex-ministro socialista e ex-vice-presidente do BCP, e Paulo Penedos, ex-consultor da PT, entre Maio e Setembro de 2009.

O material autorizado e enviado pelo juiz de instrução António da Costa Gomes e pelo procurador João Marques Vidal não inclui os CD áudio e as transcrições das escutas, mas apenas os resumos feitos pela Polícia Judiciária. Muitos desses resumos foram já revelados na imprensa, depois de o semanário Sol se ter constituído assistente no processo Face Oculta, onde Armando Vara e Paulo Penedos são arguidos.

Das 173 escutas com interesse para o caso PT/TVI, 35 são SMS e chamadas telefónicas feitas a partir de dois telemóveis de Armando Vara e as outras 138 dizem respeito a conversas e mensagens de Paulo Penedos, a maioria delas trocadas com Rui Pedro Soares, de quem o consultor era braço direito na PT.