Siga-nos

Perfil

Expresso

Exames Nacionais 2010

Professores de Português dão nota positiva aos exames

Associação de Professores de Português elogia prova do 9.º ano e não apresenta críticas à do 12.º. Clique para aceder ao dossiê Exames Nacionais 2010

Joana Pereira Bastos (www.expresso.pt)

Sem erros nem formulações incorrectas, com diversidade de perguntas e diferentes competências avaliadas, o exame nacional de Língua Portuguesa realizado hoje pelos alunos do 9º ano merece elogios dos professores da disciplina, que fazem um "balanço global muito positivo" da prova.

Clique para aceder ao índice do dossiê Exames Nacionais 2010

"O enunciado e os critérios da prova não apresentam formulações incorrectas ou erros científicos e estão de acordo com os conhecimentos e competências exigidos no final do 9º ano", refere a Associação de Professores de Português (APP), considerando ainda que o exame "inclui acertadamente uma grande diversidade de textos" e avalia diferentes conteúdos e competências.

Apesar de fazer "um balanço global muito positivo", a APP ressalva que "há aspectos pontuais que merecem uma chamada de atenção", nomeadamente o facto de a formulação de algumas perguntas facultar aos alunos uma "informação excessivamente facilitadora da resposta certa".

Exame do 12.º ano não merece críticas

Relativamente à prova de Português do 12º ano, a que reúne o maior número de inscritos entre todos os exames nacionais do ensino secundário, a APP considera que o enunciado "está de acordo com os conteúdos programáticos" do 12º ano.

"As questões estão formuladas de uma forma clara e objectiva, sendo muito semelhantes às que os professores utilizam na sua prática lectiva", afirmam os docentes.