Siga-nos

Perfil

Expresso

Exames Nacionais 2010

Nove passos para o sucesso

Se há livros pequenos que podem fazer uma grande diferença, "Tira Melhores Notas", de António Merim, é um desses casos.

Carlos Abreu (www.expresso.pt)

Lançado em Dezembro de 2009 pela Porto Editora, "Tira Melhores Notas", de António Merim pretende, em pouco mais de 60 páginas e com muitas ilustrações à mistura, ensinar os estudantes a aprender. Professor de Física e Química há cerca de dez anos, o autor propõe nove estratégias "comuns a todos os que conseguiram ser bons alunos".

Fixar objectivos concretos e estabelecer um plano para lá chegar, é a primeira recomendação avançada por António Merim que em segundo lugar aconselha os estudantes a não ficarem deprimidos com as más notas nem a entrarem em euforia com as boas. Para o autor, "manter uma atitude mental positiva e ser regular no esforço" é a melhor forma de alcançar os objectivos inicialmente definidos.

As três estratégias seguintes estão relacionadas com os métodos de estudo. Se o aluno efectuar revisões regulares das matérias dadas, estudar por "camadas" para obter uma visão global do programa e privilegiar a qualidade em relação à quantidade é muito provável que as notas subam.

"É melhor entender cinco exercícios mais aprofundados (difíceis, se lhe quiserem chamar assim) do que resolver 20 quaisquer", esclarece o autor.

Atenção nas aulas, espaço ao lazer e descanso

Depois, é fundamental aproveitar ao máximo o tempo de aula ("E tempo de estudo que poupamos em casa") e guardar algum para praticar desporto ou ir ao cinema ("Estudar todos os dias, horas a fio, sem pensar em mais nada seria um desastre").

Por fim, António Merim recomenda aos alunos que durmam o indispensável já que "um tempo de descanso adequado aumenta de modo significativo o rendimento pessoal" e prepararem-se adequadamente para as avaliações, evitando situações de desespero na véspera das provas. No "dia d", o estudante deverá "levar roupa confortável, uma garrafa de água e algo doce" - se o professor que está de vigia deixar, claro.

A fechar este manual de apoio escrito a pensar nos alunos, António Merim seleccionou algumas citações das quais se destaca a do cientista Albert Einstein: "O único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário". Alguma dúvida?