Siga-nos

Perfil

Expresso

Exames Nacionais 2010

Mais de 250 mil alunos em exames nacionais

No secundário, exames valem 35 a 50% para a nota de candidatura ao Ensino Superior. Clique para aceder ao dossiê Exames Nacionais 2010

Joana Pereira Bastos (www.expresso.pt)

Mais de 250 mil alunos iniciam esta quarta-feira os exames nacionais obrigatórios para a conclusão dos ensinos básico e secundário.

Clique para aceder ao índice do dossiê Exames Nacionais 2010

No básico, 96 mil realizam hoje e sexta-feira as provas de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, que valem 30% da classificação final das duas disciplinas.

Ao longo de 90 minutos, vão testar conhecimentos relativos a toda a matéria dada nos três anos do terceiro ciclo, sendo as pautas afixadas a 13 de Julho.

Já no ensino secundário, são 161.654, mais cerca de cinco mil do que no ano passado, os estudantes que começam hoje a  primeira fase dos exames nacionais, que se prolonga até 23 de Junho.

A prova de Português, a que reúne mais alunos incritos, num total de 75.875, realiza-se já esta tarde, enquanto as de Matemática, que habitualmente figuram entre as que apresentam médias mais baixas, estão agendadas para a próxima segunda-feira.

Mulheres dominam

À semelhança dos anos anteriores, as raparigas continuam em clara maioria entre os inscritos, representando 56% do total.

A classificação no exame nacional vale 30% da nota final da disciplina e varia entre os 35 e os 50% para a nota de candidatura ao ensino superior.

Até ao final da primeira fase vão realizar-se exames a 24 disciplinas, num total de mais de 350 mil provas, sendo afixadas as pautas a 8 de Julho.

A segunda fase dos exames do ensino secundário decorre entre 14 e 19 de Julho, sendo os resultados afixados a 27 do mesmo mês.

Os alunos que concluírem todos os exames na primeira fase podem candidatar-se ao Ensino Superior entre 13 e 23 de Julho, enquanto os estudantes que forem à segunda fase concorrem entre 2 e 6 de Agosto.