Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Vídeo: Papa aplaudido em Lisboa

Centenas de pessoas aplaudiram Bento XVI nas ruas de Lisboa, no percurso que o papa fez entre o aeroporto de Lisboa e a Nunciatura do Vaticano, onde chegou às 11h59. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal (Veja vídeo no final do texto)

O papa Bento XVI saiu hoje às 11h42 do terminal 2 do Aeroporto da Portela em direção à Rotunda do Relógio onde saudou algumas centenas de pessoas que o aguardavam no primeiro ponto de passagem na capital. 

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Entre lamentos de uma passagem tão rápida e lágrimas de comoção, os católicos presentes na Rotunda do Relógio empunhavam lenços, bandeiras e cartazes alusivos à visita papal, havendo ainda vários grupos de pessoas com t-shirts com a imagem de Bento XVI. 

Luísa Machado, Teresa Pinheiro e José Correia foram os três fiéis a assistir em primeiro lugar à passagem do papamóvel. "Escolhemos este sítio porque achamos que não teria muita gente e porque queríamos desde logo saudar em primeira mão o Santo Padre", afirmou à Lusa Luísa Machado, que escolheu a estrada de acesso da Rotunda do Relógio à segunda circular para assistir à passagem do papa. 

Dez minutos depois da passagem do papamóvel, às 11h50, já a Rotunda do Relógio estava praticamente sem pessoas, muitas das quais se deslocaram para continuar a acompanhar o percurso de Bento XVI. 

Também na zona de Entrecampos, as pessoas que assistiram à passagem de Bento XVI começaram a desmobilizar rapidamente, até porque ficaram um pouco desiludidas com o curto tempo que tiveram para ver o papa. Antes, as centenas de pessoas que se encontravam ali começaram a bater palmas e a gritar "viva o papa" assim que avistaram o papamóvel. 

Mais à frente, várias centenas de pessoas saudaram também o papa à sua passagem pela praça Saldanha, batendo palmas e dispersando, na maior parte dos casos, de imediato. 

"Viva o papa"

Ainda perto do Saldanha, um grupo de estudantes estrangeiros que se encontra a aprender português, aproveitou o fato de não ter tido hoje aulas para ver passar o papa. Os jovens, com cerca de 20 anos, são provenientes de África do Sul, Austrália, Japão, Espanha, Alemanha, França, Suíça e Estados Unidos. 

À chegada à Nunciatura, a embaixada do Vaticano, onde o papa irá dormir hoje, Bento XVI abençoou durante alguns segundos as centenas de pessoas que se encontravam no local, que o saudaram com "viva o papa". 

Bento XVI chegou acompanhado pelo cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo, e o seu secretário pessoal, Georg Gaenswein, e um forte dispositivo de segurança e acenou por várias vezes às pessoas, entre as quais estão muitas crianças. 

Apesar da entrada do papa no edifício, as pessoas continuam em frente à Nunciatura a gritar pelo chefe de Estado e à espera da sua saída, às 13h30, rumo ao Mosteiro dos Jerónimos, onde se realizará a cerimónia de boas vindas e onde uma forte carga de água apanhou de surpresa as centenas de pessoas que aguardam a chegada do papa na Praça do Império que, no entanto, não desmobilizaram, tendo aproveitado os posters e os lenços com a imagem de Bento XVI para se protegerem da chuva. 

Árvores, palanques e chapéus-de-chuva dos mais precavidos estão a servir de abrigo da chuva, que apanhou igualmente de surpresa os militares que se preparavam para a guarda de honra da cerimónia de boas vindas a Bento XVI.

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal