Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Vídeo: 120 a 150 mil pessoas nos Aliados

"Uma bela surpresa para o Papa". Foi assim que porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi se referiu ao banho de multidão com que Bento XVI foi brindado na Invicta. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou hoje que entre 120 e 150 mil pessoas estão presentes nas cerimónias religiosas que decorrem no Porto, presididas pelo Papa, um número que superou as expetativas da organização e constituiu uma "bela surpresa" para Bento XVI.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

"No Porto [na avenida dos Aliados] temos a presença, estimada pela polícia, de 120 a 150 mil pessoas. Esta presença supera as expetativas da organização e foi uma bela surpresa para o Papa", observou Federico Lombardi, em conferência de imprensa.

Na terça feira, no Terreiro do Paço, em Lisboa, segundo dados oficiais da PSP, estavam 80 a 100 mil pessoas na praça quando Bento XVI celebrou a primeira missa em Portugal, enquanto que, no Santuário de Fátima, de acordo com a instituição, na peregrinação de 13 de Maio compareceram 350 mil peregrinos.

Num balanço à visita de Bento XVI a Portugal, o porta-voz disse que se tratou de "uma viagem maravilhosa", em que se registou "uma participação extraordinária", que veio "num crescendo desde Lisboa".

O Papa Bento XVI termina hoje uma visita a Portugal, iniciada na terça feira, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal