Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Vaticano muito satisfeito com recepção em Lisboa

Entre 150 e 200 mil pessoas receberam ontem o Papa em Lisboa, estima a Santa Sé. Vaticano está visivelmente satisfeito com a recepção em Lisboa e fala em "crescendo" de entusiasmo no acolhimento a Bento XVI. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Rosa Pedroso Lima (www.expresso.pt)

"O Papa está em óptima forma", disse Frederico Lombardi, responsável pela Sala de Imprensa da Santa Sé, na abertura da conferência de Imprensa que, ontem à noite, fez o balanço do primeiro dia de visita de Bento XVI a Portugal.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Nenhuma pergunta tinha ainda sido feita, mas Frederico Lombardi não perdeu tempo. Os 83 anos do Papa e a sua notória fragilidade física são presentes na avaliação que todos fazem de mais uma visita apostólica, mas a tónica para Lisboa, desta vez, esteve nos sinais de contentamento dados por Bento XVI.

"O Papa pôs muita expressividade" no discurso da homilia no Terreiro do Paço, sublinhou Frederico Lombardi, que não se esqueceu de sublinhar que Bento XVI "suscitou até momentos para aplausos, o que nem sempre acontece".

"Um tom diferente" de Bento XVI em Lisboa

Confirmado por muitos dos vaticanistas que, em Lisboa, seguiram o Papa nas 14 viagens apostólicas que já fez, este sinal de "expressividade" não é comum. "Fala, normalmente, de seguida, como se estivesse a dar uma aula", disse um dos jornalistas estrangeiros ao Expresso, acrescentando que "se notou, em Lisboa, um tom diferente".

Frederico Lombardi apresentou ainda as estimativas oficiais do Vaticano sobre o número de fiéis que receberam Bento XVI: cerca de 80 mil pessoas no Terreiro do Paço, a que se juntam todas as que se concentraram nas ruas e praças adjacentes e as que se espalharam ao longo do percurso percorrido pelo Papa.

No total "podemos falar de 150 a 200 mil pessoas". Comparando com as duas últimas viagens feitas no último mês - Malta e Torino -, o responsável pela Sala de Imprensa da Santa Sé garante que se assiste a um crescendo de entusiasmo nas recepções ao Papa. "Cada uma das viagens tem corrido melhor que a anterior", disse Frederico Lombardi, visivelmente satisfeito com a recepção sentida em Lisboa.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal