Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Três mil jovens fazem serenata a Bento XVI

O Papa agradeceu a "participação viva e numerosa" dos jovens nas celebrações religiosas a que hoje presidiu em Lisboa e a serenata em sua homenagem, em frente à Nunciatura do Vaticano. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Cerca de três mil jovens, segundo a organização, fizeram hoje uma serenata ao papa Bento XVI em frente à Nunciatura Apostólica, entoando cânticos, tocando instrumentos e gritando "viva o papa".

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Segundo um dos padres responsáveis pelo movimento "Eu Acredito" são pelo menos três mil os jovens que estão hoje concentrados à frente da embaixada do Vaticano, residência oficial do líder da igreja católica durante a sua visita a Lisboa.

"Temos um tempo dedicado à música e outro à oração, à leitura bíblica e até vamos cantar fado", disse Nuno Amador antes do início da serenata.

Antes e durante a serenata os jovens gritavam "Viva o Papa" e "Benedicto".

Os jovens ouviram também uma mensagem do papa no final da serenata, à janela da Nunciatura Apostólica, em que Bento XVI agradeceu a participação dos mais novos nas celebrações religiosas hoje em Lisboa.

"Agora tendes de me deixar dormir"

"Gostei da participação viva e numerosa dos jovens na eucaristia desta tarde no Terreiro do Paço, dando provas da sua fé e vontade de construir o futuro sobre o Evangelho de Jesus Cristo", referiu o papa, que falava desde a varanda da embaixada do Vaticano para as centenas de pessoas concentradas no local e que o interromperam várias vezes com aplausos e gritos de "viva o papa".

Bento XVI agradeceu o testemunho "jubiloso" que os jovens prestam a Cristo e o carinho que manifestaram ao "pobre vigário de Jesus na terra" com a serenata.

"Viestes desejar-me a boa noite e de coração vos agradeço, mas agora tendes de me deixar dormir, senão a noite não seria boa e o dia de amanhã está à nossa espera", observou Bento XVI.

Papa feliz por unir-se aos peregrinos de Fátima

O papa disse ainda que se sentia feliz por poder unir-se "à multidão dos peregrinos de Fátima no 10.º aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta" Marto, reconhecidos como os videntes de Fátima pela Igreja Católica.

"Estes [Jacinta e Francisco], com a ajuda de Nossa Senhora, aprenderam a ver a luz de Deus nos seus corações e a adorá-la na sua vida", referiu ainda.

"Que a Virgem Maria vos alcance a mesma graça e vos proteja! Continuo a contar convosco e com as vossas orações para que esta visita a Portugal seja frutuosa", disse Joseph Ratzinger.

O movimento "Eu Acredito" teve como pretexto a visita papal para juntar os vários jovens dos muitos grupos católicos do país.

Bento XVI chegou hoje a Portugal, onde vai permanecer até sexta feira, com passagens previstas por Lisboa, Fátima e Porto.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal