Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Relações entre Estado e Igreja são "excelentes", diz Sócrates

"Aqui em Portugal, as relações entre o Estado e todas as confissões [religiosas], também com a Igreja Católica, são excelentes", disse o primeiro ministro aos jornalistas no final do encontro com o Papa Bento XVI. (Veja o vídeo da SIC no final do texto) dossiê Bento XVI em Portugal

O primeiro ministro transmitiu hoje a Bento XVI o desejo de Portugal desenvolver a "partilha de esforços" com a Igreja Católica no sector social e considerou "excelentes" as relações entre Estado e confissões religiosas.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

José Sócrates falava aos jornalistas no final de uma audiência com o Papa Bento XVI, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, na qual esteve acompanhado pelos ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e da Presidência, Pedro Silva Pereira.

"Tive a ocasião de sublinhar perante Sua Eminência a importância que as instituições da Igreja Católica têm no nosso país, em particular no desenvolvimento das políticas sociais. A ligação entre o Estado e a Igreja ao nível da partilha de esforços para responder a todas as questões sociais tem sido muito importante. Desejamos mantê-la e desenvolvê-la", declarou o primeiro ministro aos jornalistas.

No final do encontro com o Papa Bento XVI, José Sócrates disse ainda ter tido a ocasião de transmitir ao Papa que, "aqui em Portugal, as relações entre o Estado e todas as confissões [religiosas], também com a Igreja Católica, são excelentes".

Bento XVI chegou a Portugal na segunda feira para uma visita de quatro dias e segue hoje para Fátima. A viagem termina no Porto, na sexta feira.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal