Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Papa: Câmara de Vila do Conde recusa tolerância de ponto

Presidente da Câmara de Vila do Conde diz "não ser justificável conceder-se tolerância de ponto" durante a visita de Bento XVI, sendo descontado um ou mais dias de férias aos trabalhadores que queiram ver presencialmente o Papa.  Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Isabel Paulo (www.expresso.pt)

O socialista Mário de Almeida considera "não ser justificável conceder-se tolerãncia de ponto" aos trabalhadores da autarquia de Vila do Conde que decidam ir assitir às cerimónias de Sua Santidade em Lisboa, Fátima ou Porto.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Apesar de o Governo ter optado por dar tolerância de ponto nacional aos funcionários públicos a 13 de Maio, além de dia 12 à tarde em Lisboa e, na manhã de 14, no Porto, Mário de Almeida, presidente da Câmara de Vila do Conde, divulgou hoje um despacho a alertar os trabalhadores da edilidade de que só poderão faltar se o dia ou dias solicitados lhes for descontado nas férias.

Mário Almeida justifica a decisão para evitar constrangimentos e dificuldades em serviços importantes para a população local. O edil lembra que esta foi também a posição tomada pelo seu conterrâneo padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, que pediu que se mantivessem abertas as creches e infantários.

Evitar problemas a quem tem filhos em escolas públicas

Mária de Almeida e Lino Maia temem que a peregrinação de milhares de pessoas a Fátima e à missa de Bento XVI ao Porto cause problemas a quem trabalha no no privado e tem filhos em escolas públicas.

Para além de poder perturbar a vida familiar, segundo Mário de Almeida, a tolerãncia de ponto criaria uma "inapropriada diferenciação para com os trabalhadores de tantas actividades que não têm tolerância nos seus serviços.

O presidente da Câmara de Vila do Conde conclui que esta decisão não põe em causa a apreciação positica que tem dos trabalhadores municipais ou a relevãncia da visita de Sua Santidade o Papa Bento XVI ao nosso país, "dignificando Portugual e os portugueses". 

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal