Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Papa agradece "festivo" acolhimento da "Cidade da Virgem"

Na reta final da sua visita, Bento XVI evocou ainda Nossa Senhora para confiar "à sua proteção materna" a população do Porto. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O Papa Bento XVI agradeceu hoje "o festivo e cordial acolhimento" que recebeu no Porto, a "Cidade da Virgem", como lhe chamou.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

"Teria cedido de boa vontade ao convite para prolongar a minha presença na vossa cidade, mas não me é possível", disse o pontífice, na varanda dos Paços do Concelho do Porto, perante milhares de peregrinos reunidos na Avenida dos Aliados. 

Nesta saudação, Bento XVI evocou ainda Nossa Senhora para confiar "à sua proteção materna" a população do Porto, "as comunidades e estruturas ao serviço do bem comum, nomeadamente as universidades desta cidade, cujos estudantes se reuniram e fizeram saber da sua gratidão e adesão ao magistério do Sucessor de Pedro".

Esta referência aos universitários foi seguida da oferta ao Papa, por estudantes, de uma capa com fitas de todos os cursos da academia portuense e uma guitarra branca. 

"Viva o Papa"

"Permiti, que parta, abraçando-vos a todos carinhosamente em Cristo, nossa Esperança", afirmou na saudação, minutos depois do final da eucaristia a que assistiu o Presidente da República, Cavaco Silva, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio. 

Os milhares de pessoas que ouviram o agradecimento do Papa interromperam-no com palmas e gritos de "viva o Papa" e, no final, depois de mais uma ovação, cantaram o hino nacional. 

Segundo o porta-voz do Vaticano, mais de 120 mil pessoas seguiram nos Aliados a missa do Papa, que seguirá agora para o aeroporto Sá Carneiro para voltar a Roma, cumprindo assim a visita que fez a Portugal durante quatro dias, durante os quais passou também por Lisboa e Fátima.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal