Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Multidão nos Aliados acolhe Bento XVI

O Papa entrou na avenida dos Aliados pelas 10h, depois de ter feito um percurso em Papamóvel de 2,5 quilómetros desde a serra do Pilar, em Gaia, ao longo do qual foi saudado por milhares de pessoas. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Bento XVI foi recebido nos Aliados, no Porto, com um longo aplauso e gritos de "viva o Papa" pela multidão que enche a avenida. 

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O Papa entrou na avenida dos Aliados pelas 10h, depois de ter feito um percurso em Papamóvel de 2,5 quilómetros desde a serra do Pilar, em Gaia, ao longo do qual foi saudado por milhares de pessoas que formaram um cordão humano contínuo.  

Nas praças centrais da avenida dos Aliados e nos corredores laterais, estão milhares de pessoas que procuraram ver o Papa e assistir àquela que será a última cerimónia religiosa de Bento XVI em Portugal, que chegou a Lisboa na terça feira e esteve depois em Fátima.

O Papa saudou os milhares de pessoas concentrados no local, abeindo mesmo a janela do Papamóvel. 

Rui Rio saúda Papa em alemão

Bento XVI foi depois recebido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, que lhe dirigiu algumas palavras em alemão e lhe ofereceu as armas e as chaves da cidade, bem como uma antologia de textos sobre a cidade intutilada "Daqui houve nome Portugal", organizada e prefaciada opelo escritor Eugénio de Andrade.

O Papa começará a celebrar a missa dentro de alguns minutos e nos Aliados está já o Presidente da República, Cavaco Silva, que assistirá à eucaristia.

Bento XVI chegou a Gaia às 9h46 e fez depois o percurso em Papamóvel até à Avenida dos Aliados, com passagens pela Ponte do Infante e ruas Alexandre Herculano, Duque de Loulé, Saraiva de Carvalho e Avenida Afonso Henriques.

Crianças saúdam Bento XVI à chegada ao Porto

Crianças saúdam Bento XVI à chegada ao Porto

Estela Silva/EPA

De regresso a casa às 14h

O líder da Igreja Católica, que chegou a Lisboa na terça feira e marcou presença em Fátima, onde presidiu à peregrinação de 13 de Maio, celebra esta manhã a missa na avenida dos Aliados, partindo depois para Roma às 14h. 

O trajeto para o aeroporto é feito com passagens pelas ruas Heróis e Mártires do Ultramar, Camões, São Brás, Zeca Afonso, António de Cândido e Farias Guimarães. 

O resto do trajeto é feito pela A3, A4 e VRI.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal