Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Meio milhão de pessoas estiveram hoje em Fátima

No final da missa celebrada em Fátima, Bento XVI esteve a rezar junto dos túmulos de Jacinta, Francisco e Lúcia. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, referiu a presença de 500 000 pessoas, dentro e fora da esplanada do Santuário de Fátima, durante a manhã de hoje.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Na conferência de imprensa que se seguiu à celebração da missa e à procissão do adeus, Federico Lombardi afirmou que, de acordo com estimativas do santuário, na esplanada do recinto estiveram entre 350 000 a 400 000 pessoas a assistir à missa que encerrou a peregrinação internacional de maio, este ano presidida por Bento XVI.

Em 2000, na mesma peregrinação, presidida pelo papa João Paulo II e que coincidiu com a beatificação dos videntes Francisco e Jacinta Marto, os dados do santuário apontavam para 400 mil participantes no recinto mas, tal como hoje, as autoridades estimaram em mais de meio milhão de pessoas o número de peregrinos em toda a cidade.

No final da missa celebrada no altar que se situa junto à catedral, Bento XVI esteve a rezar junto dos túmulos de Jacinta, Francisco e Lúcia, tendo-se encontrado com a postuladora da causa da canonização de Jacinta e Francisco, disse o porta-voz.

Bento XVI, que chegou a Lisboa na terça feira, encontra-se em Fátima desde o final da tarde de quarta feira, participando ainda hoje à tarde num encontro com agentes da pastoral social e com os bispos de Portugal.

O papa parte na sexta feira de manhã para o Porto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal