Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Jovens são os mais entusiastas no Terreiro do Paço

Os jovens são o grupo mais entusiasta entre os milhares de pessoas que aguardam no Terreiro do Paço pela missa com Bento XVI, ao som de música e animação promovida pelos organizadores do evento. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Apesar da espera de várias horas, as pessoas que hoje aguardam pela vinda do papa demonstram disponibilidade e boa disposição, embora se registem algumas pontuais más disposições causadas essencialmente pelo sol e pela falta de alimento, situações prontamente socorridas pelos assistentes médicos no local.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

No altar que irá receber Bento XVI sucedem-se idas e vindas de responsáveis pela organização da celebração eucarística assim como apelos à mobilização dos participantes, enquanto vários elementos religiosos estão a ultimar os preparativos para a missa.

Os milhares de pessoas têm sido convidadas, por uma voz difundida através dos muitos altifalantes do recinto, a participar em cânticos, entre os quais se destaca a canção "oficial" desta visita intitulada "Eu acredito".

As pessoas que se encontram no recinto estão agora concentradas dentro de áreas limitadas por grades, sendo desde as 17h00 interdita a circulação entre os corredores que foram definidos pela organização.

Bandeiras e t-shirts oficiais

Praticamente todos os populares ostentam bandeiras alusivas a esta visita papal, sendo possível observar faixas com dizeres como "Nada nos separará - papa Bento XVI" ou "Só por ti Jesus". Bandeiras da República Portuguesa e também alusivas à causa real são igualmente visíveis no recinto.

O bom tempo tem convidado os fiéis a usar as t-shirts oficiais da visita e é ele também o responsável pelo azul do Tejo hoje pincelado por dezenas de embarcações que, desta forma, participam na celebração.

O acesso ao altar da missa é feito por corredores azuis - cor oficial da visita de Bento XVI a Portugal - os quais delimitam também os lugares reservados ao clero e ao protocolo.

Largas dezenas de jornalistas cobrem o evento e andam pelo recinto em busca de informações que deem uma ideia do que se passa no Terreiro do Paço.

Bento XVI chegou hoje a Lisboa para uma visita de quatro dias a Portugal, durante os quais passará ainda por Fátima e pelo Porto.

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal