Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Fiéis aplaudem chegada de Bento XVI a Fátima

Os peregrinos procuraram ver de perto o papamóvel onde seguia Bento XVI, acenando ou agitando bandeiras. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Milhares de peregrinos juntaram-se hoje nas ruas de Fátima entre o aeroporto municipal onde aterrou o helicóptero que levava Bento XVI à cidade-santuário para saudar o Papa, num percurso de papamóvel.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Perto do Santuário, nos passeios e bermas, principalmente entre a rotunda sul da cidade e a igreja da Santíssima Trindade, os peregrinos procuraram ver de perto o papamóvel onde seguia Bento XVI, acenando ou agitando bandeiras.

No percurso anterior à rotunda, entre este local e o estádio, o número de pessoas era reduzido, em nada comparável aos "banhos de multidão" de João Paulo II.

Guiado por várias motos da GNR, Bento XVI seguia no papamóvel acompanhado do seu secretário pessoal, Georg Ganswein, e do bispo diocesano de Leiria-Fátima, António Marto.

"Vivas ao Papa"

Na avenida D. José Alves Correia da Silva, a moldura humana aumentou consideravalmente, com milhares de peregrinos a acenarem bandeiras, umas com a figura de Bento XVI outras com a cor do Vaticano, enquanto lançavam "Vivas ao Papa".

Ao mesmo tempo, na Igreja da Santíssima Trindade, milhares de padres, diáconos, freiras e seminaristas acompanhavam em dois ecrãs gigantes o percurso do pontífice enquanto ensaiavam os cânticos que meia hora depois iriam entoar na celebração das Vésperas, presididas por Bento XVI.

"É ele, é ele"

Instantes, antes, na rotunda sul, milhares de pessoas aguardavam ansiosamente da rotunda dos pastorinhos pela chegada do Papa a Fátima, exclamando "é ele, é ele" cada vez que viam um helicóptero cruzar os céus.

Meia hora depois, algumas pessoas optaram por seguir o percurso do Papa de Lisboa até Fátima nas televisões dos cafés existentes junto à rotunda.

Outros, pelo contrário, não arredaram pé da posição conquistada junto às grades, garantindo, assim, o lugar mais desejado pelos fiéis para verem a passagem de Joseph Ratzinger.

Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal