Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Encontro com o mundo da cultura marcará segundo dia da visita

Bento XVI encontra-se hoje com pessoas ligadas ao mundo da cultura no Cultural de Belém. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O papa encontra-se hoje com personalidades da sociedade portuguesa e com o primeiro ministro, José Sócrates, depois de no primeiro dia de visita a Portugal ter apelado aos católicos para terem um papel mais ativo na vida política, económica e cultural do país.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Bento XVI apelou na terça feira aos católicos portugueses para serem uma "presença irradiante da perspetiva evangélica" da Igreja na sociedade portuguesa, nas áreas da cultura, economia e política.

"A prioridade hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspetiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia, na política", afirmou Bento XVI durante a homilia no Terreiro do Paço.

80 mil fiéis

Perante mais de 80 mil pessoas, segundo a PSP, o papa reconheceu que a Igreja tem colocado uma "confiança talvez excessiva nas estruturas e nos programas eclesiais, na distribuição de poderes e funções" mas esquecendo o testemunho pessoal e a intervenção concreta dos crentes na sociedade.

Hoje, o segundo dia do papa em Portugal começa com uma missa, em privado, na capela da Nunciatura Apostólica. Seguirá depois para o Centro Cultural de Belém, onde o centenário Manoel de Oliveira, que o bispo do Porto, Manuel Clemente, já apelidou de "cineasta sagrado", vai ser a voz da cultura num encontro com Bento XVI ainda durante a manhã.

Encontro com outras religiões

A sessão terá início com a saudação do presidente da Comissão Episcopal da Cultura Bens Culturais e Comunicações Sociais, Manuel Clemente, bispo do Porto e o papa falará para uma plateia de 1500 representantes das artes, ciências, literatura, mundo universitário, investigação científica e responsáveis das comunidades hindu, judaica, islâmica, ismaelita e evangélica em Portugal.

Segue-se um encontro com o primeiro ministro antes de partir para Fátima de helicóptero, onde chegará pelas 17:10, de acordo com o programa oficial. Bento XVI fica em Portugal até sexta feira, dia em que estará no Porto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal