Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Duas espanholas em protesto contra contaminação

Duas jovens espanholas sentaram-se hoje debaixo do arco da Rua Augusta, de costas voltadas para o palco onde Bento XVI celebrou a eucaristia, contra o facto de as pessoas não crentes estarem submersas nesta visita. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Duas jovens espanholas sentaram-se hoje debaixo do arco da Rua Augusta, de costas voltadas para o palco onde Bento XVI celebrou a eucaristia, em protesto contra o facto de as pessoas não crentes serem obrigadas a participar na visita papal.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O único protesto que a Lusa encontrou na baixa de Lisboa foi feito por duas raparigas, Maria e Ana, uma vestida de Adão e outra de Eva, com um boneco de peluche em forma de serpente à volta do pescoço.

De cara pintada de preto, contaram à Lusa que se estão a manifestar contra o papa, contra a Igreja e contra o facto de as pessoas não crentes se terem visto obrigadas a participar na visita do papa.

"A religião está a contaminar tudo"

Esta visita "não respeita a opinião de todas as pessoas. As pessoas não crentes estão submersas nesta visita, não podem ir à escola, não podem ir trabalhar e ninguém perguntou se queriam que viesse cá o papa", disse uma delas.

De acordo com as duas raparigas, a "religião está a contaminar tudo".

"As pessoas podem ter fé, mas sem ter a Igreja pelo meio" disse Ana, criticando a riqueza do Vaticano em comparação com a pobreza existente no resto do mundo.

Ainda na opinião das duas espanholas, era bom que as pessoas que se juntaram hoje para ver o papa, se unissem em "alguma iniciativa para fazer o bem".

O papa vai permanecer até sexta feira em Portugal, passando ainda por Fátima e Porto.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal