Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Discurso aos bispos portugueses marca terceiro dia

Bento XVI falará hoje aos bispos portugueses, em Fátima, quase três anos depois das críticas dirigidas à organização da Igreja portuguesa. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O papa Bento XVI discursará hoje para os bispos portugueses, em Fátima, quase três anos depois de lhes ter dirigido críticas relacionadas com a "organização das comunidade eclesial" e a "mentalidade dos seus membros."

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Em novembro de 2007, Bento XVI fez um discurso duro junto do episcopado na visita Ad limina ao Vaticano, exigindo uma mudança do "estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II".

Cada conferência episcopal, com todos os seus bispos, realiza de cinco em cinco anos uma visita Ad limina ao túmulo dos apóstolos, em Roma, e cada bispo titular da diocese apresenta, através da Santa Sé, um relatório sobre a realidade pastoral dos últimos cinco anos.

Promover o ensino católico

No discurso, o papa pediu para serem verificados os "percursos de iniciação atuais" do ensino católico de modo a combater o número crescente de cristãos não praticantes nas dioceses portuguesas.

O papa voltará hoje a discursar para os bispos portugueses, durante um encontro em Fátima, que encerrará o seu terceiro dia de visita a Portugal.

De manhã, o papa presidirá às celebrações do 13 de Maio e, já na parte da tarde, encontrar-se-á com as organizações da Pastoral Social, na Igreja da Santíssima Trindade.

Encontro com Pastoral Social

O encontro começa com uma saudação do presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, Carlos Azevedo, seguindo-se um discurso de Bento XVI.

Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, irá participar na liturgia, numa cerimónia que contará com a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge, do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, do presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, Lino Maia e do presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos.

Bento XVI está em Portugal desde terça feira e regressa a Roma na sexta feira, a partir do Porto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal