Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Curiosos assistem preparativos para missa papal em Lisboa

Curiosos "ocuparam" hoje as cadeiras reservadas para a missa  papal no Terreiro do Paço, em Lisboa, amanhã. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Dezenas de curiosos "ocuparam" hoje as cadeiras reservadas para a missa do papa no Terreiro do Paço, na terça feira, a assistir confortavelmente aos últimos preparativos da praça lisboeta para receber Bento XVI. 

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

A um dia da chegada de Bento XVI a Portugal, dezenas de trabalhadores dão os últimos retoques no altar, enquanto outros testam o som e a imagem e descarregam as flores que vão adornar o local onde são esperadas cerca de 80 mil pessoas (200 mil no total da baixa de Lisboa). 

Sítio convida 

"Está muito bonito, o sítio já convida, não podia ser melhor", diz Paulino, que aproveitou uma deslocação a Lisboa para visitar o Terreiro do Paço.  

Paulino e a mulher vieram de Macedo de Cavaleiros, mas não foi para ver Bento XVI: "Viemos visitar uns familiares e vamos ver a missa pela televisão, é menos confusão". 

No entanto, não resistiram a dar um "pulinho" à praça para ver como estavam a decorrer os trabalhos para a missa que irá ser celebrada pelo papa. "Não podia estar mais bonito", conta Elsa Graça, enquanto tira fotografias ao altar em tons de azul, que tem como pano de fundo o rio Tejo. Elsa diz que "está um espetáculo" e o marido acrescenta: "Só o sítio já convida, não podia ser melhor". 

Preparativos da festa 

Maria do Céu aproveitou o dia para "ver os preparativos da festa", uma vez que não irá estar presente na missa: "São muitas horas de pé e tenho receio que venha muita gente". 

As movimentações para a visita de Joseph Ratzinger notam-se em toda a baixa lisboeta, com os transportes públicos a ostentarem a bandeira amarela e branca do Vaticano, algumas lojas com pequenos cartazes de boas vindas a Bento XVI e edifícios ornamentados com estandartes. 

O trânsito está já condicionado em várias artérias e o parque de estacionamento do Campo de Cebolas foi mesmo encerrado, o que está a deixar receosos alguns comerciantes. 

Condicionamentos pioram negócio 

Adelino Gomes está convicto de que, a nível de negócio, será pior: "Com o condicionamento de trânsito, as pessoas vão precisar de ir à casa de banho, vão gastar imenso papel e não consomem nada". 

Mais contida, a mulher, Amélia, só espera que "corra tudo bem" e confessa que, se puder, ainda vai "espreitar" a missa pelos ecrãs gigantes que estão no local. 

Já Luís Silva está "expetante" com o que irá acontecer no dia da missa. "Não estou muito otimista", confessa, adiantando que os clientes do restaurante são os funcionários da Função Pública que na terça feira estarão dispensados do trabalho. 

"Será mais confusão do que bom para o negócio", salienta, prevendo que o negócio se vai basear na venda de café e água. 

Preparados para tudo

Mais confiante está Manuel Maurício, funcionário de uma cafetaria na Rua do Comércio: "Esperamos muito afluência. Com a crise que temos, é preciso aproveitar estas situações". 

Para Manuel Maurício, o condicionamento de trânsito é benéfico: "Há mais pessoas a andarem a pé e mais turistas". Assim, reforçou o stock de bebidas e "simplificou o serviço": "Estamos preparados para o que vier", salienta, manifestando-se "muito contente" por poder assistir a um "acontecimento histórico". 

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de maio e passará por Lisboa, Fátima e Porto. A missa de Lisboa está marcada para as 18:15 de terça feira. 

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal