Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Condenação do aborto e casamento gay ovacionados

Milhares de responsáveis por instituições sociais ligadas à Igreja ovacionaram hoje o Papa no final do encontro em que Bento XVI condenou o aborto e o casamento gay. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O apoio a medidas contra a prática do aborto e a defesa do casamento heterossexual marcaram hoje, em Fátima, o discurso do papa Bento XVI no seu encontro com agentes da pastoral social.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

O papa exprimiu "profundo apreço a todas aquelas iniciativas sociais e pastorais que procuram lutar contra os mecanismos socioeconómicos e culturais que levam ao aborto e que têm em vista a defesa da vida e a reconciliação e cura das pessoas feridas" por aquele drama.

Por outro lado, e perante uma assembleia de perto de nove mil pessoas, defendeu "as iniciativas que visam tutelar os valores essenciais e primários da vida, desde a sua conceção, e da família, fundada sobre o matrimónio indissolúvel de um homem com uma mulher".

Perigosos desafios

Estas, segundo Bento XVI, "ajudam a responder a alguns dos mais insidiosos e perigosos desafios que hoje se colocam ao bem comum".

As duas pequenas referências a temas fraturantes na sociedade portuguesa, mereceram aplausos imediatos da assistência e foram o momento forte de uma intervenção em que o papa reconheceu a ação das instituições católicas no setor social.

"Cientes, como Igreja, de não poderdes dar soluções práticas a todos os problemas concretos, mas despojados de qualquer tipo de poder, determinados ao serviço do bem comum, estais prontos a ajudar e a oferecer os meios de salvação a todos", frisou Bento XVI.

Crise Socioeconómica

O papa sublinhou, na ocasião, que "o cenário atual da história é de crise socioeconómica, cultural e espiritual, pondo em evidência a oportunidade de um discernimento orientado pela proposta criativa da mensagem social da Igreja".

Após o encontro, Bento XVI regressou à Casa Nossa Senhora do Carmo, onde está instalado nesta visita a Fátima e onde às 18:45 se reunirá com os bispos portugueses.

No percurso que fez em papamóvel entre a igreja da Santíssima Trindade, onde decorreu o encontro com a pastoral social, e a Casa Nossa Senhora do Carmo, o papa foi mais uma vez saudado por um cordão humano.

Bento XVI está em Portugal desde terça feira e regressa a Roma na sexta feira, após celebrar uma missa no Porto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal