Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Avião C130 da Força Aérea traz "papamobiles"

Um avião Hércules C130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) parte amanhã de manhã para Roma para trazer os dois "papamobiles" que transportarão o papa Bento XVI na visita a Portugal. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Um avião Hércules C130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) parte terça feira de manhã para Roma para trazer os dois "papamobiles" que transportarão o papa Bento XVI na visita a Portugal.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Fonte da FAP disse à Agência Lusa que o avião, da esquadra 501 da Base Aérea n.º 6, do Montijo, parte de manhã do aeroporto da Portela, Lisboa, mas escusou-se a revelar a hora, assim como a hora de chegada do C130, prevista "para o final do dia de quarta feira", por razões de segurança.

Segundo a mesma fonte, o destino do avião português, com sete tripulantes, é o aeroporto de Ciampino, infraestrutura inicialmente de uso exclusivo militar, mas mais tarde aberto também ao tráfego civil.

Este responsável adiantou que quando chegarem a Portugal as duas viaturas "vão ser entregues às autoridades nacionais que estão a coordenar a visita", pelo que nada disse sobre onde vão ficar localizadas.

O papa Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de maio, com passagens pelas cidades de Lisboa, Fátima e Porto.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.