Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

76 pessoas assistidas no primeiro dia

"Não se verificaram, até ao momento, ocorrências graves", informou a Câmara Municipal de Lisboa. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Nas primeiras horas da visita do papa a Portugal foram assistidas 60 pessoas por doença súbita, 15 por trauma e uma pessoa por apoio psicológico, segundo a Câmara Municipal de Lisboa, que não registou qualquer caso grave.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

"Não se verificaram, até ao momento, ocorrências graves", divulgou hoje a Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal, numa informação distribuída à imprensa.

Do total das intervenções efetuadas pelos técnicos das diferentes entidades envolvidas no evento resultaram oito evacuações para os hospitais de São José [cinco], de Santa Maria e São Francisco Xavier [um caso cada] e para a Maternidade Alfredo da Costa [um caso].

Queda de placard

Os técnicos repararam também uma estrutura publicitária que ameaçava queda do placard e assistiram uma pessoa que desceu pelos próprios meios de uma grua.

O Posto de Comando Operacional Conjunto de Safety de Lisboa tem a seu cargo todas as operações de assistência, socorro e assegura todas as medidas de prevenção e de resposta a eventuais operações de protecção e socorro durante a visita do papa Bento XVI.

O Comando Operacional Conjunto de Lisboa está instalado no jardim Amália Rodrigues e integra 15 entidades, entre as quais o Regimento de Sapadores Bombeiros, serviços municipais e de Protecção Civil, Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública, Polícia Judiciária, Bombeiros Voluntários de Lisboa, Instituto Nacional de Emergência Médica, empresas públicas de abastecimento, Cruz Vermelha Portuguesa, Autoridade Marítima e Corpo Nacional de Escutas.

845 envolvidos na visita

O dispositivo envolvido na operação de visita do papa está no terreno desde as 14:00 de terça feira e envolveu um total de 845 meios humanos e 111 veículos de assistência.

O papa Bento XVI chegou a Lisboa na terça feira para uma visita de quatro dias a Portugal e passará ainda pelo Santuário de Fátima e pelo Porto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal