Siga-nos

Perfil

Expresso

Presidência Portuguesa da UE

O ambiente da Europa

A primeira semana de actividade após as férias reúne os ministros do Ambiente e os ministros dos Negócios Estrangeiros em Portugal.

Depois do intervalo do mês de Agosto, retomam as reuniões, seminários e conferências no âmbito da Presidência portuguesa da União Europeia com a primeira semana de actividade a ser marcada pelo Encontro Informal dos Ministros de Ambiente a decorrer de hoje até domingo, nas Instalações Permanentes, em Lisboa. Os temas do encontro são a escassez de água a seca e os países convidados a participar com os 27 são Marrocos, Argélia e Tunísia, bem como os países candidatos à UE, Turquia, República da Macedónia e Croácia, mais a Noruega e a Suíça.

De acordo com responsáveis do Ministério do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Rural, há que distinguir as duas situações - escassez de água e seca. Relativamente à primeira, Portugal tem vindo a construir infra-estruturas capazes de resolver problemas de escassez de água, mesmo não sendo a situação nacional tão grave como a de Espanha. Escassez de água é uma característica de países do Sul, ao passo que as situações de seca podem ocorrer tanto no sul como no Norte, o que a torna um tema de toda a Europa. Dos trabalhos constará a sugestão para a criação de um Observatório europeu das secas, questão que ocupará as agendas ambientais nos próximos dois anos. De 2 a 5 de Setembro, decorrerá ainda em Bruxelas a reunião informal dos "attachés" do Ambiente.

Negócios estrangeiros e justiça

A agenda da semana está também marcada pela reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros que reunirá, nos dias 7 e 8 em Viana do Castelo, os ministros da pasta dos 27 mais os ministros convidados da Turquia, Croácia e República da Macedónia. Durante os trabalhos serão abordadas as negociações entre Pristina e Belgrado com vista à independência do Kosovo; a preparação das cimeiras a terem lugar até Dezembro (depois da cimeira UE-Brasil, a cimeira UE-Ucrânia, UE-Rússia UE-China e UE-Índia); e, num almoço com os países convidados, abordar-se-á a questão da paz no Médio Oriente.

Terão ainda lugar as reuniões do Comité 133 sobre política comercial comum; o Bureau Politique do Comité das Regiões faz uma reunião extraordinária, nos dias 6 e 7, em Vilamoura, Algarve, durante a qual haverá uma conferência sobre descentralização; e, nos dias 7 e 8, terá lugar o seminário "Conhece e Preservar: para uma nova dimensão da cultura europeia no panorama digital" organizado pela Torre do Tombo, Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura.