Siga-nos

Perfil

Expresso

Presidência Portuguesa da UE

Luís Amado confiante em acordo já esta noite

"O número de questões ainda em aberto é muito reduzido" e a presidência portuguesa da UE "está (nesta altura) concentrada" na resolução dessas questões, disse o presidente do Conselho de Ministros da União.

A presidência portuguesa da UE manifestou-se esta quinta-feira confiante na obtenção já esta noite de um acordo entre os líderes dos 27 sobre o futuro Tratado europeu.

"Esperamos concluir o trabalho durante a noite de hoje para que amanhã o Conselho (Europeu de líderes dos 27) se possa dedicar às questões mais urgentes com que a União Europeia se confronta", declarou o presidente do Conselho de Ministros da União, Luís Amado, em conferência de imprensa após a primeira sessão da Cimeira europeia de Lisboa, que termina sexta-feira.

"É com este espírito de urgência que estamos a trabalhar", frisou o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

Segundo Amado, "o número de questões ainda em aberto é muito reduzido" e a presidência portuguesa da UE "está (nesta altura) concentrada" na resolução dessas questões, através de encontros bilaterais com os responsáveis dos países em causa.

Luís Amado salientou também "o espírito muito construtivo" que marcou as intervenções de todos os líderes europeus na primeira sessão de trabalho da reunião-magna da UE.

Amado explicou que a primeira sessão da Cimeira serviu à presidência portuguesa para transmitir estas e outras questões que foram surgindo nos últimos meses, mas que estão fora do mandato", disse.

Após a fase de reuniões bilaterais, segundo Luís Amado, a presidência portuguesa "passará de imediato à análise das propostas a apresentar ao plenário (de líderes europeus) para discussão".