Siga-nos

Perfil

Expresso

Presidência Portuguesa da UE

Capital debaixo de vigilância apertada

O encontro que entre quinta e sexta-feira vai juntar os líderes de todos os países da UE obrigou à mobilização de milhares de polícias.

A Cimeira de chefes de Estado e de Governo da EU que terá lugar no Pavilhão Atlântico vai trazer a Lisboa, entre quinta e sexta-feira, trinta delegações com quatrocentas pessoas, mobilizando três mil polícias, um milhar de jornalistas e 70 oficiais de ligação.

A tradicional foto de família da Cimeira de Lisboa integrará 63 pessoas, nomeadamente os chefes de Estado e de Governo, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o Alto Representante para as Relações Externas, Javier Solana, o anfitrião e Presidente em exercício da UE, José Sócrates, para além dos 27 ministros dos Negócios Estrangeiros da União.

As trinta delegações presentes incluem as dos 27 Estados membros, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu que serão acompanhadas por cerca de 1.300 jornalistas europeus e de diferentes partes do mundo e envolverá cerca de três mil agentes da polícia.

A protecção das altas individualidades que se deslocarão a Lisboa no âmbito da presidência Portuguesa da UE vai ser assegurada pelo Corpo de Segurança Pessoal da PSP e a vigilância será feita igualmente por elementos daquela polícia destacados para o efeito.

"Há várias delegações que mereceram uma atenção mais especial tendo em conta a avaliação de risco e de ameaça que foi produzida", explicou o subintendente Pedro Moura.

A PSP garante que foram estudados todos os cenários e que, por isso, o espaço aéreo no Parque das Nações vai estar interdito e a segurança no rio Tejo vai ser garantida pela polícia marítima.

Atendendo à deslocação das delegações da Cimeira e à manifestação da CGTP - que também se realiza amanhã -, a PSP terá de condicionar o trânsito em vários locais da cidade de Lisboa, nomeadamente Marquês de Pombal, Amoreiras e Parque Expo.

Quinta-feira à tarde, entre as 16:00 e as 18:00 - hora de deslocação das delegações dos hotéis para a zona da Expo, a PSP vai condicionar o trânsito na Rotunda do Marquês de Pombal, zona envolvente ao Centro Comercial das Amoreiras, Rotunda das Pedreiras, Rotunda da Ford (Parque das Nações) e Alameda dos Oceanos entre a Rotunda da Ford e a Rotunda dos Vice-Reis.

Estes condicionamentos repetem-se sexta-feira desde as 07:00 até às 13:00, altura em que as várias delegações deixam o país.