Siga-nos

Perfil

Expresso

Passeios no Porto Ciclo Arte Pública

José Rodrigues, escultor de Sentidos

O escultor José Joaquim Rodrigues nasceu em Luanda em 21 de Outubro de 1936. Escultor, desenhador, gravador, licenciou-se em escultura pela Escola de Belas Artes do Porto. Faz parte de uma geração célebre e de um grupo que ficou conhecido pelos Quatro Vintes, e do qual faziam ainda parte Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Além de terem concluído o curso com classificações notáveis, distinguiam-se pelo conjunto de inovadoras propostas estéticas a que souberam dar corpo.

Como todos os grandes artistas, José Rodrigues assinou algumas obras que desencadearam fortes polémicas artísticas. Os exemplos maiores são o Cubo da Ribeira e o Monumento ao Empresário, na Avenida da Boavista. Este monumento fará parte do próximo passeio organizado pelo Expresso.
Principal dinamizador da Bienal de Vila Nova de Cerveira, José Rodrigues recuperou um convento naquela localidade, onde passa parte importante da sua vida.

Fundador da Cooperativa Árvore, tem perto de vinte monumentos e esculturas espalhadas pelo país. Em 1991 expôs em Tóquio e em Paris e no ano seguinte realizou uma exposição de esculturas e desenho no Leal Senado de Macau.

Um dos seus grandes interesses é o teatro, pelo que desenvolveu um grande trabalho como cenógrafo ao serviço de companhias como a Seiva Trupe, teatro Experimental de Cascais e Teatro D. Maria II.

Ficha técnica do Cubo

Nome oficial:

Cubo

Ano:

1983
Localização: Praça da Ribeira

Dimensões:

2 m x 2 m

Peso:

600kg

Materiais utilizados:

bronze
Autor: José Rodrigues