Siga-nos

Perfil

Expresso

José Saramago (1922-2010)

Funeral de Saramago realiza-se domingo

Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, parte hoje às 19h45 de Figo Maduro, Lisboa, a bordo de um avião militar C-295 rumo a Lanzarote para ir buscar o corpo do escritor. Clique para aceder ao dossiê José Saramago (1922-2010)

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, parte hoje às 19h45 de Figo Maduro,Lisboa, a bordo de um avião militar C-295, para ir buscar o corpo do escritor José Saramago a Lanzarote, em representação do Governo português.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ JOSÉ SARAMAGO (1922-2010)

Gabriela Canavilhas, que será acompanhada por familiares próximos do escritor, incluindo a filha de José Saramago, deverá chegar a Lanzarote, Espanha, às 22h15, disse à Lusa fonte governamental.

O regresso de Lanzarote acontecerá por volta das 10h00 de sábado, estando prevista a chegada a Figo Maduro cerca das 12h45.

De acordo com a mesma fonte, quando o corpo chegar a território nacional "terá à sua espera diversas entidades, incluindo o Governo". 

O corpo seguirá depois em cortejo para a Câmara Municipal de Lisboa, decorrendo o velório do prémio Nobel no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

De acordo com a Fundação José Saramago, o corpo permanecerá em câmara ardente na Câmara de Lisboa até às 12h00 de domingo, de onde sairá para o Cemitério do Alto de São João, onde será cremado. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.