Siga-nos

Perfil

Expresso

José Saramago (1922-2010)

Corpo de Saramago viaja sábado para Portugal

O funeral do escritor vai ser realizado em Portugal. Um avião do Governo português partirá para Lanzarote para recolher o corpo de José Saramago.

Os restos mortais de José Saramago serão transferidos no sábado para Portugal onde se realiza o seu funeral, disse à Lusa fonte do cabildo de Lanzarote (Canárias, Espanha). 

"Os restos mortais sairão de Lanzarote amanhã (sábado)", disse a fonte do cabildo, a entidade administrativa desta localidade do arquipélago das Canárias. 

A mesma fonte referiu que se espera um elevado número de visitas, tanto de individualidades locais e espanholas como de populares e residentes de Tias à capela ardente que hoje será instalada na Biblioteca José Saramago.

"Era um filho da terra. Todos o quererão homenagear", afirmou a mesma fonte. 

Corpo transportado num avião do Governo português

Um avião do Governo português partirá para Lanzarote para recolher o corpo de José Saramago que transportará depois para a capital portuguesa onde será realizada uma cerimónia fúnebre, confirmou à Lusa fonte diplomática portuguesa.

A fonte explicou que no avião, que ainda não está decidido se segue hoje ou no sábado, viajará a ministra da Cultura Gabriela Canavilhas. 

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.