Siga-nos

Perfil

Expresso

Expresso Europa

UE debate relações com EUA a pedido de Portugal

Luís Amado lançou o repto e o debate tem hoje início, em Bruxelas: Renovação das relações com os EUA está em cima da mesa.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), reunidos hoje em Bruxelas, vão abrir um debate sobre a renovação das relações com os Estados Unidos, por iniciativa do chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado.

À entrada para a reunião, Amado explicou que solicitou à actual presidência eslovena do Conselho o lançamento deste debate nesta altura dado aproximar-se uma cimeira entre União Europeia e Estados Unidos (agendada para 10 de Junho em Brdo, Eslovénia), a poucos meses de ambas as partes sofrerem mudanças institucionais.

"Pretendo sobretudo, na véspera de uma cimeira UE-Estados Unidos, abrir um debate que o Conselho deve preparar para a renovação da agenda transatlântica, na perspectiva de uma nova administração que se instalará em Washington a partir do início do próximo ano e também da entrada em vigor do Tratado de Lisboa", indicou.

Segundo Amado, com as eleições presidenciais nos Estados Unidos e a entrada em vigor do Tratado de Lisboa na UE "há perspectivas para uma nova agenda de relações transatlânticas", se efectivamente houver a vontade de "relançar essas relações", e "a UE tem uma responsabilidade que não deve enjeitar".

"É o início de um debate que penso que se vai desenvolver durante a presidência francesa" da UE, no segundo semestre de 2008, concluiu.