Siga-nos

Perfil

Expresso

Eleições nos EUA

Clinton ganha no Kentucky e Obama no Oregon

Obama não conquistou os 2.025 delegados necessários para alcançar a vitória mas está mais perto. O senador do Illnois venceu ontem as primárias do Oregon e reivindiou a maioria dos delegados democratas eleitos.

Hillary Clinton venceu ontem as primárias no estado do Kentucky e Barack Obama as eleições do estado do Oregon. Apesar destas vitórias, é Obama quem sai reforçado com a eleição de ontem.

Mesmo sem ter conseguido atingir os 2.025 delegados necessários para obter a nomeação democrata, os delegados que "ganhou" no Kentucky deixaram-no à frente de Clinton.

Ontem no Iowa, o candidato reivindicou para si a maioria absoluta dos delegados eleitos. "Conquistámos a maioria absoluta de todos os delegados escolhidos pelos eleitores nestes processos das primárias democratas", disse.

Segundo o site Real Clear Politics, Obama conta com 1.957 delegados e Hillary 1.775. A tarefa de Obama centra-se agora em conquistar os super delegados, membros da 'elite' do partido que têm voto livre. Como nenhum dos candidatos deverá atingir os 2.025 delegados, será a estes 'super-delegados' que vai caber a tarefa de escolher o nomeado.

Mas a ex-primeira dama dos EUA ainda não deitou a toalha ao chão. Hillary promete continuar até ao fim. "Nunca renunciaram apoiar-me porque sabem que nunca me renunciarei a defender-vos", disse ontem depois da vitória no Kentucky.

As próximas eleições são em Porto Rico dia 1 de Junho e nos estados do Dakota do Sul e do Montana dia três do mesmo mês.