Siga-nos

Perfil

Expresso

doclisboa 2006

Investigações

Secção competitiva criada no ano passado, engloba documentários sobre diversas questões da actualidade política e social. Foram selecionados 13 filmes, entre os quais “Oxalá Cresçam Pitangas”, um documentário sobre Angola, de Kiluange Liberdade e Ondajki, produzido em Portugal.

Gitmo – The New Rules of War
de Erik Gandini e Tarik Saleh
79’ Suécia 2005

As torturas e as condições infra-humanas a que estão sujeitos os presos na base militar norte-americana de Guantánamo são abordadas neste documentário que teve acesso a documentos militares secretos e a testemunhos inéditos de antigos prisioneiros.

 

China Blue
de Micha X. Peled
87’ EUA 2005

Os “efeitos secundários” da globalização no árduo quotidiano de jovens trabalhadoras de uma fábrica de calças de ganga na China.

 

 

 

Ears Open. Eyeballs Click
de Cannaa Brumley
95’ EUA 2005

Imersão no brutal universo da recruta nos marines norte-americanos, com toda a exibição de violência física e mental inerente.

  » Ver vídeo

 

 

Gambit
de Sabine Gisiger
107’ Suíça 2005

Numa fábrica de substâncias químicas perto da cidade italiana de Seveso a explosãode um reactor provocou nos anos 70 a libertação de uma substância venenosa. Apesar de não ter havido baixas, toda a área circundante ficou contaminada.

 

 

Bien Mélanger
de Nicolas Fonseca
75’ Canadá 2006

Um canadiano luso-descendente apresenta-nos um filme sobre a forma como é encarada a questão da identidade entre os filhos de emigrantes nos tempos da globalização.