Siga-nos

Perfil

Expresso

doclisboa 2006

Histórias Mínimas - o documentário japonês contemporâneo

Depois da Rússia, o Japão é o país este ano em destaque no doclisboa. Histórias mínimas acompanha a evolução dos documentários japoneses nas últimas duas décadas, ao longo das quais os filmes de pendor mais social foram perdendo terreno para obras de carácter mais pessoal e intimista.

The Emperor’s Naked Army Marches On
de Kazuo Hara
122’ Japão 1987

Um dos documentários mais polémicos sobre a história do Japão e as memórias da guerra. Apresenta a história de Okuzake Kenzo, um antigo combatente na Nova-Guiné que atacou o imperador nipónico.

 

 

Living on the River Agano
de Makoto Satô
115’ Japão 1992

O rio Agano, o nono maior do Japão, foi contaminado nos anos 80 por uma descarga de mercúrio. Uma equipa de sete pessoas passou quatro anos nas montanhas junto ao rio a registar como as populações locais foram afectadas.

 

 

Tarachime
de Naomi Kawase
43’ França/Japão 2006

De acordo com a tradição japonesa, Naomi deu à luz num tapete tatami, assistida por uma parteira e rodeada por toda a família. Assim que o cordão umbilical foi cortado, pegou na câmara para começar a filmar a sua criança e a sua avó materna de noventa e dois anos.

 

Letter from a Yellow Cherry Blossom
de Naomi Kawase
65’ Japão 2002

Os últimos dias de Nishii Kazuo, crítico de fotografia e personagem essencial do mundo da fotografia no Japão.

 

 

 

The Cheese & The Worms
de Kato Haruyo
98’ Japão 2005

A realizadora vive numa cidade rural com a mãe doente e uma avó idosa. A família vai unir-se para cuidar e acompanhar a mãe na sua luta contra uma doença.