Siga-nos

Perfil

Expresso

Campeonato Nacional da Língua Portuguesa

Milhares de alunos competem por um lugar entre os 50 finalistas

Dentro de uma semana estarão encontrados os participantes do campeonato 'Especial Escolas' do CNLP.

Crianças e jovens de norte a sul do país, inscritos pelos seus professores, vão lançar-se assim num desafio linguístico que conduzirá meia centena à Grande Final do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa (CNLP), dia 28 de Abril, no CCB.

Até ao momento, 1800 estudantes foram inscritos no concurso por mais de 200 professores de 170 escolas do país. Números que não surpreendem Helena Jorge e Maria João Diogo, duas das primeiras docentes a registarem na Internet as suas turmas da EB 1 de S. João do Estoril. "Inscrevi os meus alunos neste campeonato para que adquiram mais competências e ganhem gosto pela língua", revela Helena Jorge. Aqui, como em tantas outras escolas, nenhuma criança é excluída da competição, mesmo os filhos de emigrantes.

Desiludida com os programas de ensino do português, Helena vê neste concurso uma ferramenta útil para uma aprendizagem mais estimulante. Uma ajuda-extra para combater os problemas dos alunos, que se prendem, na maioria das vezes, com uma oralidade demasiado simplificada e um exercício de escrita pouco rigoroso e pobre. "É preciso combater o crescente desinteresse das crianças pelo português e devolver-lhes o gosto por falar e escrever bem", acrescenta.

Na escola básica de S. João, os mais pequenos tomam contacto com a língua de diferentes formas. São constantes as idas à biblioteca, que depressa se transforma num lugar de tertúlia, onde se lêem, em voz alta, obras de autores portugueses e estrangeiros. Escapadelas ao ensino mais convencional, para promover hábitos de leitura e o uso de vocabulário rico e diversificado.

Para superar o desafio que abraçaram desde o primeiro momento - levar alguns dos seus educandos ao palco do CCB - as docentes dispõem-se a montar nas aulas um 'minicampeonato', com debates e questionários. A participação colectiva fará com que "se sintam mais empolgados e com vontade de competir".

Em contagem decrescente

Faltam apenas oito dias para terminar o prazo de inscrição na competição 'Especial Escolas'. Recorde-se que os professores devem registar-se em www.linguaportuguesa.aeiou.pt, até à próxima sexta-feira, 16 de Fevereiro. Só será aceite uma inscrição por docente, não havendo limite de alunos participantes. O processo culmina com a recepção de uma palavra-chave que permite descarregar o teste através da Internet, a partir de dia 22 de Fevereiro.

Estão habilitados a concorrer ao campeonato 'Especial Escolas' estudantes do final do 1º ciclo até ao 12º ano. Os testes serão elaborados não a partir de uma lógica etária, mas de acordo com os programas oficiais do Ministério da Educação.