Siga-nos

Perfil

Expresso

Campeonato Nacional da Língua Portuguesa

Jogo das palavras está de regresso

Ter as respostas na ponta da língua e somar pontos são os desafios lançados no concurso da língua portuguesa.

Está tudo a postos para o início da corrida que levará milhares de participantes numa viagem emocionante pelas curiosidades da língua portuguesa.

O primeiro teste de qualificação do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa chega às bancas com o Expresso, já no próximo sábado. Em alternativa, o enunciado pode também ser descarregado na página www.linguaportuguesa.aeiou.pt, a partir do mesmo dia.

Depois é só marcar no calendário ou na agenda a data limite de recepção do 1.º teste, 22 de Fevereiro, e enviá-lo atempadamente pelo correio (para a morada indicada nos enunciados impressos) ou através da Internet. A correcção estará disponível no sítio do campeonato a partir de 24 de Fevereiro.

Rivais e candidatos a campeões

Mas este ano, são muitas as novidades que irão ajudar os mais entusiastas a percorrer os caminhos da língua. O novo regulamento prevê que, a cada etapa da prova, os concorrentes podem saber a posição que ocupam no quadro das pontuações. Esta será certamente uma edição mais renhida, na certeza de que somar mais pontos pode ser o passaporte para chegar à grande final, dia 28 de Abril, no Centro Cultural de Belém.

Para garantir uma vantagem confortável sobre os adversários basta apenas acertar no maior número de perguntas formuladas nos três testes de qualificação que, nesta edição, passam a ser alternativos. O mesmo é dizer que os concorrentes não serão excluídos caso falhem o envio de todos os enunciados. Um único teste garante a participação.

O segundo e terceiro testes de qualificação serão publicados, respectivamente, a 3 e 17 de Março, no Expresso e na Internet. Responder a um maior número de testes aumentará as probabilidades de sucesso dos candidatos a campeões do português.