Siga-nos

Perfil

Expresso

Campeonato Nacional da Língua Portuguesa

Competição vai durar até à Grande Final

Encerrou o prazo de resposta ao 1º teste, mas ainda pode concorrer.

Iniciou-se, em termos práticos, o 3º Campeonato Nacional da Língua Portuguesa.

O primeiro teste - publicado na passada semana no 'Jornal de Letras', no EXPRESSO e em www.linguaportuguesa.aeiou.org - teve o seu tempo de resposta.

A correcção pode ser acompanhada nesta edição do jornal, nas páginas do Actual, ou de forma mais elaborada no endereço «web» acima anunciado.

Vários deram a conhecer-nos a sua animação por poderem participar novamente nesta festa da língua. E é exactamente o que desejamos que este evento seja: uma festa do conhecimento, homenagem à língua portuguesa feita sob a severidade de uma competição e no âmbito do confronto de conhecimentos, mas de forma lúdica e divertida.

Ao contrário das edições anteriores, nem tudo está perdido para quem não teve oportunidade de responder ao primeiro teste, e não deve desistir de concorrer: este ano o que conta é a pontuação geral, acumulada de teste para teste; quem começar a sua participação no segundo questionário (ou mesmo no terceiro!) pode tornar-se competitivo ao ponto de ultrapassar muitos dos que respondem da primeira à última pergunta. Basta dominar de forma ímpar a nossa língua! E esse não é um desafio dentro do grande desafio?!

Realçamos a importância da leitura dos regulamentos, para saberem como integrar-se depois desta primeira etapa e ter consciência de que, apesar de todas as consultas serem úteis e necessárias, os livros de referência que 'fazem fé' neste Campeonato são o 'Grande Dicionário da Língua Portuguesa', da Porto Editora, e a 'Nova Gramática do Português Contemporâneo', de Celso Cunha e Lindley Cintra, das Edições João Sá da Costa.

Alguém nos interpelava sobre o porquê da escolha. Ora, sem um bom referencial que sirva de 'tira-teimas', poder-se-ia facilmente chegar a impasses que inviabilizassem a eficácia e o natural decorrer do concurso, que não se compadece com hesitações que façam perigar datas e etapas. Todos compreendem que assim seja.

Uma das novidades desta edição é o concurso especificamente destinado às escolas. Inscreveram-se 861 professores, que vão monitorizar os seus alunos, com a metodologia que entenderem, no preenchimento desse teste especial. Apostamos que ele poderá vir a ser um bom instrumento de animação das aulas e uma ferramenta para aumentar o gosto pela língua.

Todas as informações sobre o 'Especial Escolas' devem ser recolhidas no sítio «web» do Campeonato, e o teste já pode ser ali descarregado pelos professores que entretanto se inscreveram! Boa sorte a todos!