Siga-nos

Perfil

Expresso

Campeonato Nacional da Língua Portuguesa

Como participar

Conheça as regras de participação no Campeonato Nacional da Língua Portuguesa.

O que é?
O Campeonato Nacional da Língua Portuguesa é um concurso pensado para a participação de todos aqueles que queiram utilizar melhor o Português, aperfeiçoar os seus conhecimentos e desenvolver o gosto pela nossa Língua. Nesta iniciativa conjunta do Expresso, do Jornal de Letras, da SIC e da SIC Notícias, com o patrocínio exclusivo do BPI, os concorrentes partem à descoberta dos segredos da Língua Portuguesa, aprendendo enquanto se divertem, divertindo-se enquanto aprendem.

Quem pode participar?
Todos podem participar. Os concorrentes serão organizados em três categorias etárias: menores de 15 anos; dos 15 aos 18 anos; maiores de 18 anos.

Como participar?
Serão disponibilizados três testes de qualificação, sob a forma de questionário de escolha múltipla, com graus de dificuldade variáveis em função das categorias etárias acima referidas. Às respostas correctas serão atribuídos pontos. Os concorrentes vão acumulando as pontuações conseguidas em cada teste em que concorrem, e alcançarão a fase final aqueles que mais pontuarem.

Onde serão disponibilizados os testes de qualificação?
O primeiro teste será disponibilizado no dia 14 de Fevereiro no Jornal de Letras e no dia 17 de Fevereiro no Expresso.
O segundo teste será disponibilizado no dia 28 de Fevereiro no Jornal de Letras e no dia 3 de Março no Expresso.
O terceiro teste será disponibilizado no dia 14 de Março no Jornal de Letras e no dia 17 de Março no Expresso.

Pela primeira vez, nesta edição os três testes vão estar disponíveis neste sítio web, nos mesmos dias em que serão disponibilizados com o Expresso.

Para os concorrentes poderem participar através deste sítio web, terão que registar-se na secção REGISTO, na página inicial.

Em quantos testes se pode participar?
Os concorrentes podem participar parcelarmente ou na totalidade dos três testes.

Como saber a sua pontuação?
A correcção de cada um dos testes de qualificação e correspondentes quadros qualificativos estarão disponíveis, quinzenalmente, no sítio web do Campeonato.

Provas suplementares
Só se realizarão provas suplementares se, até ao dia 2 de Abril, houver necessidade de desempate para se atingir o número de 200 concorrentes com acesso à Final. Todas as provas suplementares serão enviadas directamente aos concorrentes implicados nesta fase de desempate, até se concluir a selecção dos concorrentes para a fase final. O número de provas suplementares de apuramento será decidido em função do número de concorrentes apurados em cada etapa.

Como e onde será a Final do Campeonato?
A Final do Campeonato consistirá de duas provas principais: um ditado e um questionário de escolha múltipla. Os 200 concorrentes apurados para a Final disputarão esta etapa decisiva no dia 28 de Abril de 2007, no Centro Cultural de Belém. A Final será apresentada por Bárbara Guimarães e transmitida em directo pela SIC.

Quantos vencedores haverá e que prémios irão ganhar?
Haverá nove vencedores, três em cada categoria etária, que receberão produtos oferecidos pela Porto Editora e viagens a locais culturais. Os 200 finalistas receberão também produtos da Porto Editora.

ESPECIAL ESCOLAS

Na edição de 2007 haverá uma competição específica denominada «Especial Escolas», a que poderão concorrer todos os alunos desde que inscritos através de um professor.
Para terem acesso ao teste «Especial Escolas», os professores interessados em participar com os seus alunos devem efectuar o seu registo na página inicial, na secção «Especial Escolas», até ao dia 16 de Fevereiro.
Os professores, depois de registados, receberão uma palavra-chave que lhes possibilitará descarregar, gratuitamente, o teste para os seus alunos.
Terão acesso à Grande Final 50 concorrentes de entre os participantes neste concurso especial.