Siga-nos

Perfil

Expresso

Novo Aeroporto

Gama pressionado a questionar a Ota

Dois ex-colaboradores de Durão Barroso escreveram a Jaime Gama. Querem que o Parlamento encomende um estudo independente sobre o novo aeroporto.

Jaime Gama recebeu hoje uma carta de dois deputados do PSD, ex-colaboradores de Durão Barroso, a sugerirem que a Assembleia da República encomende um estudo sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa. Os dois subscritores da carta são Miguel Relvas, ex-secretário-geral do PSD e actual presidente da comissão parlamentar de Obras Públicas, e José Correia, deputado e ex-chefe de gabinete de Durão no Governo.

''É responsabilidade da Assembleia da República participar activamente nos debates sobre os grandes temas nacionais'', lê-se na carta, que considera ''impensável que uma opção como esta (a construção do novo aeroporto) seja assumida em definitivo quando se adensam, cada vez mais, as interrogações em seu redor''. Os dois deputados espicaçam Jaime Gama a envolver o Parlamento no debate, sugerindo-lhe que accione o Protocolo de Acordo e Assistência assinado entre o Parlamento e várias universidades públicas portuguesas e ao abrigo do qual ''a Assembleia pode solicitar estudos ou pareceres sobre matérias específicas''.

A direcção do PSD também defende a necessidade de um estudo técnico independente que não condicione a localização do futuro aeroporto. A margem sul – seja no Poceirão, Faias ou Alcochete – volta a ser apontada no partido como localização alternativa à Ota, com base em estudos técnicos que vão surgindo sobre a mesa.

Leia mais na edição do Expresso na banca