Siga-nos

Perfil

Expresso

Remodelação no Governo

Correia de Campos e Isabel Pires de Lima abandonam o Governo

O pedido de exoneração já foi aceite pelo Presidente da República. Ana Jorge é a nova ministra da Saúde e José António Pinto Ribeiro é o novo titular da Cultura.

Nuno Saraiva

O anúncio surgiu através de uma nota oficial do gabinete do primeiro-ministro. "O Primeiro-ministro solicitou hoje a S. Exa. o Presidente da República a exoneração, a seu pedido, do Ministros da Saúde, Professor António Correia de Campos e da Cultura, Professora Isabel Pires de Lima".



José Sócrates propôs no mesmo momento que dois dos mais contestados ministros do actual Governo fossem substituídos por Ana Jorge, antiga directora do serviço de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada e pelo advogado José António Pinto Ribeiro, animador do Fórum Justiça e Liberdade.



O chefe do Governo aproveitou ainda a ocasião para substituir José Amaral Tomaz, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais - que estava demissionário. Para o seu lugar entra Carlos Baptista Lobo que foi assessor do antigo ministro das Finanças, António Sousa Franco.