Siga-nos

Perfil

Expresso

Eleições no Reino Unido

Mugabe apoia David Cameron

Robert Mugabe declarou apoiar David Cameron depois de Gordon Brown ter afirmado que não levantará as sanções ao Zimbabwe até haver melhorias significativas na forma de governação. Clique para aceder ao índice do dossiê dossiê Eleições em Inglaterra.

João Oliveira (www.expresso.pt)

Robert Mugabe demonstrou hoje o seu apoio a David Cameron nas eleições em Inglaterra, avança o "The Daily Paragraph".

Clique para aceder ao índice do dossiê Eleições em Inglaterra

O Presidente do Zimbabwe afirma que o seu país teria melhores relações com Inglaterra se os conservadores ganhassem. "Sempre nos demos melhor com a Inglaterra quando os conservadores estavam no poder do que com os trabalhistas", referiu Robert Mugabe. "Temos melhores hipóteses com Cameron do que com Brown".

"Os conservadores são ousados; o Blair e o Brown fogem sempre que me vêem. Mas estes tolos não, eles sabem como se relacionar com as pessoas", acrescentou.

Estes comentários surgiram na sequência da declaração de Gordon Brown a Jacob Zuma, Presidente sul-africano, de que as sanções ao Zimbabwe não seriam levantadas até que fossem feitos progressos no estilo governamental do país.

Uma história de relações complicadas

As relações entre Londres e o Zimbabwe têm sido complicadas nos últimos dez anos, depois de o governo de Robert Mugabe se apoderar de terras de brancos, ao abrigo de leis e reformas controversas.

Em 2002, o Governo britânico impôs sanções a Robert Mugabe e ao seu círculo de amigos mais íntimos, que incluem uma proibição de viagens e o congelamento de contas bancárias, depois de surgirem boatos de fraude em eleições viciadas.

Robert Mugabe, de 86 anos, tem estado à frente do Zimbabwe desde que foi declarada a independência da Inglaterra, em 1980. Nos últimos anos, tem sido acusado de se manter no poder através da violência e de fraudes.