Siga-nos

Perfil

Expresso

Eleições no Reino Unido

Conservadores na frente

Os conservadores conseguiram mais votos do que os restantes partidos mas ficaram aquém de uma maioria absoluta, indica uma sondagem à boca das urnas divulgada pelas televisões BBC, Sky News e ITV. Clique para aceder ao índice do dossiê Eleições em Inglaterra.

Os conservadores conseguiram mais votos do que os restantes partidos mas ficaram aquém de uma maioria absoluta, indica uma sondagem à boca das urnas divulgada pelas televisões BBC, Sky News e ITV.

Clique para aceder ao índice do dossiê Eleições em Inglaterra

De acordo com este inquérito, o partido conservador conquista 307 lugares na Câmara dos Comuns, o partido trabalhista 255, os democratas liberais 59 e os restantes partidos elegem 29 deputados.

A concretizar-se este cenário, os conservadores, há 13 anos na oposição, estão em vantagem para formar um governo, por serem o maior partido no parlamento de 650 assentos.

Todavia, ficam muito aquém de uma maioria absoluta de 326 deputados, importante para governar sem coligações.

O atual primeiro ministro, Gordon Brown, poderá também tentar negociar uma coligação com a terceira força política para tentar formar governo.

As urnas de voto fecharam às 22h00 horas nas 649 circunscrições que hoje realizaram eleições em todo o Reino Unido.

A eleição do representante de Thirsk e Malton, no condado de North Yorkshire, foi adiada para 27 de maio devido à morte de um candidato.

Além das eleições legislativas realizaram-se também eleições em 166 autoridades locais em Inglaterra.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.