Siga-nos

Perfil

Expresso

Eleições no Reino Unido

Cameron proíbe telemóveis no Conselho de Ministros

David Cameron e Nick Clegg sentaram-se frente-e-frente na primeira reunião, esta manhã, do novo Governo Britânico

Andrew Winning/AP

Novo Governo do Reino Unido está formado e já realizou a sua primeira reunião. David Cameron quer disciplina à volta da mesa.

Margarida Mota (www.expresso.pt)

Reuniu-se hoje de manhã, em Londres, o primeiro Conselho de Ministros da era David Cameron-Nick Clegg. Os dois líderes da coligação que reúne conservadores e liberais-democratas sentaram-se frente-a-frente, mas foi o vencedor das eleições no reino Unido o porta-voz das novas regras de funcionamento.

David Cameron anunciou que o novo Governo britânico reunirá, regra geral, às terças-feiras de manhã (9h), encontros que terão uma duração entre uma hora e hora e meia. E disse ainda que é sua intenção continuar com a tradição trabalhista de realizar reuniões em diferentes partes do país.

Segundo a BBC, o novo primeiro-ministro britânico proibiu o uso de telemóveis e smartphones durante as reuniões. E chegou mesmo a chamar a atenção do ministro da Justiça, Ken Clarke, quando este estava distraído numa conversa paralela.

Na reunião marcou presença Theresa May, a nova ministra do Interior, que detém igualmente os pelouros das Mulheres e para as Igualdades. May é a segunda mulher a ocupar este cargo, um dos mais importantes do Governo do Reino Unido.